Departamento de Medicina Veterinária da Unicentro recebe doação de três novilhas

Departamento de Medicina Veterinária da Unicentro recebe doação de três novilhas

Três bezerras foram doadas pela Coamig pela Unicentro (Foto: Coorc)

Três bezerras foram doadas pela Coamig pela Unicentro (Foto: Coorc)

A leiteria da Unicentro conta, agora, com três novos animais que vão incrementar a produção da unidade de ensino. De acordo com a coordenadora da leiteria, professora Helcya Mime Ishyi Hulse, ainda no ano passado, percebeu-se a necessidade de atualizar o plantel, já que os animais estavam com uma idade avançada. Problema que foi resolvido com a doação, pela Cooperativa Agropecuária Mista de Guarapuava (Coamig), de três novilhas para a universidade. De acordo com a professora Helcya, o bom funcionamento da leiteria permite que os estudantes possam ter acesso a conteúdos importantes de maneira prática. “O funcionamento da unidade é todo realizado pelos acadêmicos, desde a ordenha, passando pela limpeza e alimentação, tudo é feito pelos estudantes. Então, é uma oportunidade que eles têm de praticar uma coisa que eles nunca teriam a oportunidade na sala de aula”.
As novilhas doadas complementarão o plantel já existente, totalizando 28 animais. Para o presidente da Coamig, Edson Bastos, a doação feita pela cooperativa quer ajudar a universidade a proporcionar uma boa formação aos profissionais que, em breve, poderão auxiliar os produtores da região. “Nós vemos uma pequena participação da cooperativa nesse sentido, que a Unicentro se afirme como uma universidade de ensino de qualidade, de realce, que atenda as necessidades dos alunos e do público em geral, que forme bons profissionais, contribuindo com a agropecuária de nossa região e do Brasil”.

Para Aldo Bona, parcerias como essa renovam o compromisso da Unicentro com o desenvolvimento regional (Foto: Coorc)

Para Aldo Bona, parcerias como essa renovam o compromisso da Unicentro com o desenvolvimento regional (Foto: Coorc)

Para o reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona, a doação reforça o compromisso da nossa universidade em devolver à comunidade bons resultados. “Ter o apoio da sociedade faz com que a gente renove, cada vez mais, o estímulo no trabalho, mas também renove cada vez mais o compromisso de dar bons resultados a essa sociedade que nos atende e que aposta no nosso trabalho. Então, eu fico muito contente em ver essa iniciativa dos cooperados da Coamig em, mais uma vez, apoiar a universidade”.
A manutenção da leiteria é responsabilidade de 20 acadêmicos do curso de Medicina Veterinária. A produção média mensal de leite é de 1.400 litros. Produção que deve ser incrementada quando as novilhas estiveram em idade para reprodução. “Essa doação da Coamig veio muito a contribuir com a nossa leiteria, com as perspectivas que a gente tem de adquirir novos animais para que a gente consiga ter uma produção”, destacou o diretor do campus Cedeteg, professor Fábio Hernandes.

Deixe um comentário