Jornada Internacional de Alfabetização tem Unicentro como parceira

alfabetização1“Alfabetização e linguística: caminhos para ensinar ler e escrever” é o tema da II Jornada Internacional de Alfabetização, que será realizada nos dias 22 e 23 de agosto, na Universidade Federal de Santa Catarina. Na promoção do evento, a UFSC conta com outras cinco instituições de ensino superior como parceiras – PUC-RS, Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina), UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul) e Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste).
“A Jornada será na USFC, mas as outras instituições são co-participantes, no sentido de trabalhar conjuntamente na organização, antes e durante os dias do evento. A Unicentro, assim como as outras instituições, participa como parceira em termos de recursos humanos, representada pela minha atuação, como coordenadora local, representando o Departamento de Letras e o Mestrando em Letras”, explicou a professora Luciane Baretta, do Delet.
A Jornada tem como objetivo principal congregar professores-alfabetizadores e pesquisadores brasileiros e do exterior para o compartilhamento de estudos e de iniciativas teórico-práticas recentes na área de alfabetização. As temáticas centrais de interesse, desse modo, são o ensino e a aprendizagem, tendo como base as perspectivas da Linguística, da Psicolinguística e das Neurociências.
“Os temas em debate”, conta a professora Luciane, “tratam do processo de alfabetização, condição fundamental para que o leitor se desenvolva com êxito. O estudante que tem dificuldades no estabelecimento das relações entre grafemas e fonemas para a decodificação – fator essencial para que a leitura ocorra – apresentará problemas no decorrer da sua formação escolar”. Ela ainda complementa que, de acordo com o avanço nos anos escolares, o sentido das leituras dificilmente serão alcançados de modo satisfatório, levando o estudante, muitas vezes, a perder o estímulo para continuar estudando.
Também têm participação confirmada na Jornada as professoras Ana Aparecida de Oliveira Machado Barby e Rosangela Abreu do Prado Wolf, que coordenarão o simpósio temático “Educação Especial e Inclusiva – processos de alfabetização”.
Os interessados em participar da II Jornada Internacional de Alfabetização podem se inscrever até o dia 03 de julho de 2016.