Centro Acadêmico de Medicina Veterinária promove Semana Acadêmica

Atividades da Semana de Medicina Veterinária seguem até essa sexta-feira (Foto: Maíra Machado)

Discutir os diversos segmentos da Medicina Veterinária e colocar os estudantes em contato com profissionais atuantes na área. Esses são alguns dos objetivos da Semana Acadêmica de Medicina Veterinária que, neste ano, está em sua 14ª edição.
O evento é organizado pelo Centro Acadêmico Margarete Kimie Falbo e está sendo realizado no campus Cedeteg, durante toda esta semana. “Esse ano tentamos dividir o máximo possível entre palestras de grandes animais e de pequenos animais. Mesmo dentro dessas áreas, temos outros segmentos como manejo, reprodução, sanidade animal, defesa sanitária, e também animais selvagens”, explicou o presidente do Centro Acadêmico, Gilson Amaral Filho.
Toda a programação foi pensada pelos próprios estudantes que integram do Centro Acadêmico. E em 2016, mais de 100 alunos participam das atividades. Para a professora Helcya Mime Ishiy Hülse, que é vice-chefe do departamento de Medicina Veterinária, é muito importante que os professores apoiem essa iniciativa dos estudantes. “É um tipo de evento que é feito para os alunos para uma qualidade de ensino melhor. Muitas vezes, os palestrantes que vêm trazem assuntos que não são abordados em sala de aula, no dia a dia. E eu acho que é importante ter o apoio dos professores para os alunos se sentirem motivados a continuar esse trabalho ano a ano”.

O presidente do Centro Acadêmico de Medicina Veterinária, Gilson Amaral Filho (Foto: Maíra Machado)

Guilherme Cardoso, acadêmico do 4º ano do curso, vê na semana de estudos uma oportunidade, também, para fazer contato com professores de outras universidades, o que pode abrir portas para o mercado de trabalho. Ele ressaltou, ainda, que durante as palestras é possível encontrar novos temas de pesquisa. “Acho que a Semana Acadêmica acaba possibilitando direcionar a graduação. Você vê um assunto e pensa: ‘ah, achei legal, será que é possível fazer uma iniciação científica?’, ‘É possível eu fazer um estágio na área?’ Então, possibilita uma noção do que a medicina veterinária faz”.
Todo o dinheiro arrecadado na Semana Acadêmica será revertido em benefícios para os próprios acadêmicos do curso. De acordo com Gilson Amaral Filho, os recursos são usados na compra de equipamentos e de livros para incrementar o acervo da biblioteca. “Depois que a gente arrecada o dinheiro da semana acadêmica, conversamos com os professores para ver o que eles têm de necessidade. Existem laboratórios ou áreas do Hospital Veterinário que têm necessidades especiais, tanto de reagentes como de ração para cachorro, por exemplo. Também fazemos, principalmente, a doação de livros”.
Para Guilherme, essa iniciativa faz com os acadêmicos se sintam motivados a participar das atividades. “A importância de você dar valor para esse evento é porque vai retornar para você mesmo aproveitar durante a graduação”.