Termina hoje, na Unicentro, IV Simpósio de Educação Infantil

Políticas públicas para a infância e educação infantil nortearam discussões do Sediuni (Foto: Márcio Nei)

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil (Gepedin) realizou, essa semana, o 4. Simpósio de Educação Infantil da Unicentro. O Sediuni tem como objetivo trabalhar, encaminhar e formular políticas públicas voltadas para crianças de zero a seis anos de idade, ou seja, em idade de frequentar a educação infantil.“A educação para essa fase da vida visa o desenvolvimento da criança nos seus múltiplos aspectos, respeitando a infância, a criança no seu desenvolvimento, nas suas especificidades” explica a professora Jane Maria de Abreu, líder do Gepedin.
O Sediuni termina hoje, dia oito de junho, e contou com a participação de profissionais de 25 municípios, além de acadêmicos da Unicentro e de outras universidades da região. A programação estavam palestras, minicursos, oficinas e mesas redondas que vão tratar diferentes temas ligados à educação infantil.
“O evento traz reflexões e debates importantes para a área da Educação Infantil e a Infância. Por exemplo: as questões curriculares, ligadas à Base Nacional Comum; a biblioteca infantil; gênero e sexualidade; relações étnico-raciais; literatura infantil, docência com bebês, a linguagem escrita e a matemática na Educação Infantil, arte e estética, família, brincadeiras, planejamento do trabalho pedagógico, educação infantil do campo”, relatou a professora Aliandra Mesomo Lira, uma das organizadoras do Sediuni.

Sediuni contou com participantes de 25 municípios (Foto: Márcio Nei)

O simpósio – que integra pesquisa, extensão e ensino – tem como objetivo capacitar os professores para que as crianças da educação infantil tenham acesso a uma formação de qualidade logo nos primeiros anos de vida. Nesse sentido, a participação de profissionais da área é indispensável. “É uma educação pensada, planejada, orientada, que visa educar e cuidar a criança efetivamente nos espaços formais de educação, como os centros municipais de educação infantil, as antigas creches, e as pré-escolas”, avalia a professora Jane.