Unicentro adere ao Dia do Desafio, nessa quarta-feira

diadesafio4

Promover a saúde e o bem-estar através da prática de exercícios físicos. Esse é o objetivo do Dia do Desafio, uma iniciativa mundial, no Brasil liderada pelo Sesc que, esse ano, será realizada amanhã, 25. Em 2016, a Unicentro aderiu ao programa de estímulo à atividade esportiva e contará com ações ao longo de todo o dia nos campi Santa Cruz e Cedeteg.
No Santa Cruz, as atividades têm início às 9h. Durante trinta minutos, o professor Deoclécio Rocco Gruppi, acompanhado por um grupo de alunos do curso de Educação Física, promoverá ações de ginástica laboral. Prática que se repetirá no período da tarde, a partir das 13h30, dessa vez sob a supervisão do professor Bruno Portela, também do Departamento de Educação Física. “Serão 15 minutinhos de exercícios, com um único objetivo: divulgar a importância da atividade física para a prevenção de problemas de saúde”, explicou Bruno. As atividades serão realizadas no hall do Auditório Francisco Contini e toda a comunidade acadêmica está convidada a participar.

diadesafio2A ginástica laboral já é uma atividade de rotina nos campi de Guarapuava da Unicentro, uma vez que é desenvolvida, semanalmente, como projeto do curso de Fisioterapia nas unidades administrativas. Nessa quinta-feira, a ação, pela manhã, no campus Santa Cruz, será voltada para o Dia do Desafio e incluirá, em cada visita aos setores, além de alongamentos e atividades lúdicas, “o alerta da importância das pausas no trabalho para o relaxamento por meio de exercícios, que conduz a um maior bem-estar físico e mental”, contou o professor do Departamento de Fisioterapia e coordenador do projeto, professor Luís Alfredo Braun Ferreira.
No Santa Cruz, as atividades ligadas ao Dia do Desafio terminam com a realização de atividades esportivas e recreativas para o membros da Unati (Universidade Aberta a Terceira Idade), promovidas por profissionais do Sesc. “Nós levaremos um pouco de alongamento, de exercícios de aquecimento e também faremos um trabalho ergonômico. Além disso, vamos distribuir um manuel de orientação para guiar a prática de esportes mesmo sem o acompanhamento de um profissional”, relatou Juliano Zampier, do Sesc.

diadesafio6

Representantes do Sesc em reunião com o reitor Aldo Bona, na última segunda-feira (Foto: Márcio Nei)

Já no campus Cedeteg, as atividades do Dia do Desafio serão concentradas no hall de entrada do prédio da administração. A prática de exercícios laboriais terá início às 15h30 e também será conduzida pela equipe de alunos do professor Luís Alfredo. À noite, a partir das 19h, serão os alunos do Cursinho Pré-Vestibular que vão aderir ao Dia do Desafio, e, atividades orientadas pelos profisionais do Sesc.
A participação da Unicentro no Dia do Desafio foi acertada ontem, 23, em reunião realizada pela reitoria da universidade com profissionais do Sesc. Estiveram vistando a instituição Cássio Fernandes Lima, gerente-executivo do Sesc Guarapuava; Juliano Zampier, analista pleno do Sesc Guarapuava; e Welliton Oliveira, técnico de atividades do Sesc Guarapuava. Nesse ano, a cidade de Guarapuava participa do Dia do Desafio competindo com o município cubano de Las Tunas.