Palestra sobre cuidado em saúde mental marcou Dia da Luta Antimanicomial

Palestra sobre cuidado em saúde mental marcou Dia da Luta Antimanicomial

luta antimanicomial

Marcelo Kimati Dias em conferência pelo Dia de Luta Antimanicomial (Foto: Maíra Machado)

“Nem um passo atrás, manicômio, nunca mais!”. Esse foi o título das atividades realizadas em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, na última quarta-feira, 18, pelo Departamento de Psicologia do campus de Irati. As ações tiveram início com passeata e blitz no Centro da cidade. Mais tarde, as atividades foram centradas no Auditório Denise Stoklos.
A conferência “A Luta pelo Cuidado em Saúde Mental” foi proferida pelo médico psiquiatra e diretor do Departamento de Políticas sobre Drogas de Curitiba, Marcelo Kimati Dias. Ele explica que a mudança do modelo de atenção em saúde mental começou no início da década passada e é uma política pública.
“O hospital deixa de ser visto como espaço central do cuidado em saúde mental, passando a pregar a existência de uma rede comunitária, a partir do financiamento público e estando esta política adequada a estrutura do Estado”, afirma Dias, que continua. “Esta mudança decorreu muito da organização de movimentos sociais e do pleito bem-sucedido dessas manifestações em relação a constituição dessa política. Assim, o Dia da Luta diz respeito a isso, a uma organização da sociedade por melhores condições de cuidado em saúde mental e modificação das políticas públicas em relação a isso”.
Segundo Dias, o cuidado em saúde mental está ligado a algo que é inerente ao ser humano: ter uma postura de manutenção da vida e melhoria da qualidade de vida do outro. “Hoje entendemos como um dever do Estado. E, dentro desse modelo, ele ocorre em uma estrutura que é próxima a vida das pessoas, e que é menos discutível na medida em que não são necessárias tantas interrupções da vida para recebimento dos cuidados. Por exemplo, para ir para um hospital. Então, temos o cuidado muito mais pautado na manutenção da vida da pessoa dentro da própria comunidade”, complementa.
O evento contou com a parceria do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS) e do Centro de Atenção Psicossocial (Caps).

Deixe um comentário