Pronera aprova curso de Pedagogia na modalidade de alternância pleiteado pela Unicentro

pronera

A Unicentro teve projeto aprovado pelo Pronera (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária). Com isso, vai oferecer um curso de Pedagogia específico, na modalidade de alternância, para jovens e adultos de assentamentos. Na última semana, um representante do Incra, que é o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, esteve na universidade para celebrar o convênio entre Unicentro e Pronera.

O Programa, vinculado ao Incra, tem como objetivo possibilitar o acesso de jovens e adultos de assentamentos à educação, desde o nível básico ao superior. Suas ações têm como base a diversidade cultural, social e territorial e a transformação do campo. Requisitos que foram contemplados pelo projeto para a oferta de cursos de Pedagogia, em regime de alternância, submetido pelo Laboratório de Educação do Campo da Unicentro no ano passado. Agora, com a aprovação, um representante do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), esteve na universidade para celebrar o convênio que possibilitará a oferta da licenciatura. Cyro Fernandes Corrêa Júnior, que é fiscal técnico do Pronera, participou de reuniões com a reitoria e com os coordenadores do projeto, para as definições finais quanto a oferta do curso de Pedagogia.

DSC_4138

Cyro Fernandes Corrêa Junior, do Incra, em visita à universidade para formalizar parceria Pronera-Unicentro (Foto: Marcio Nei)

“Esse curso”, explica o coordenador do projeto, professor Marcos Gehrke, “será ofertado tanto para os beneficiários da reforma agrária, de assentamentos, como das comunidades quilombolas. A parceria consiste na disponibilização, pela universidade, de professores e o Pronera viabiliza material didático e todas as condições estruturais para o curso”.

O reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona, avalia que a oferta do curso de Pedagogia via Pronera oferece à instituição a possibilidade de cumprir seu papel social de chegar à todas as parcelas da população, sobretudo àquelas que mais precisam dos esforços da universidade. “A Unicentro vê com bastante otimismo a aprovação dessa proposta porque oportuniza a formação, sob regime de alternância, à pessoas que, talvez na forma convencional da formação superior não conseguiriam acesso a um curso superior, ainda mais numa instituição pública. Então, esse é um trabalho muito importante para se diversificar a forma de acesso ao ensino superior”.

Pelo convênio, a Unicentro se responsabiliza por disponibilizar docentes e o Pronera encaminhará recursos para financiar a estadia dos alunos no período em que eles estiverem na universidade. O professor Marcos esclarece que como o curso é ofertado no regime de alternância, os estudantes passarão temporadas de quinze, quarenta ou sessenta dias na universidade, e nos intervalos retornarão para suas comunidades de origem. “Assim ele cumpre toda a carga-horária, sempre nesses modos concentrados. O nosso projeto prevê atividades aqui na universidade e trabalhos que ele desenvolve lá na comunidade – pesquisa, intervenção na escola… Desde o primeiro ano eles têm vínculo com a escola. A alternância tem esse propósito”.

O curso de Pedagogia em regime de alternância é uma continuidade de trabalhos realizados anteriormente pelo Laboratório, que já ofertou graduação em Educação do Campo. Na avaliação do professor Aldo, a aprovação representa para a Unicentro a diversificação de suas formas de acesso e para os alunos a possibilidade de concluir um curso superior. “É um esforço do Departamento de Pedagogia, de um grupo do nosso Departamento de Pedagogia aqui do campus Santa Cruz que precisa ser reconhecido como uma ação relevante, sem dúvida nenhuma”.

Os membros dos assentamentos e das comunidades quilombolas interessados em fazer o curso precisarão passar por um processo de seleção específico. A intenção dos coordenadores do projeto é que o Vestibular e a primeira etapa da licenciatura sejam realizados ainda este ano.