Semana de Estudos  e Simpósio de Física são realizados essa semana

Semana de Estudos e Simpósio de Física são realizados essa semana

Cartaz

Oferecer aos participantes uma visão mais ampla sobre temas importantes relacionados ao ensino de Física e à Física Contemporânea é um dos objetivos da 13ª Semana de Estudos de Física e do 3º Simpósio de Física da Unicentro que iniciam hoje, 16, e seguem até sexta-feira, 20, no campus Cedeteg.

O evento é organizado pelo Departamento de Física e pelo Grupo PET-Física. O coordenador, professor Pedro Pablo González, destacou que a Semana de Estudos e o Simpósio são uma maneira de agregar conhecimento aos participantes. “Eles são pensados como complementos à formação de nossos alunos e da comunidade em geral. Procuramos trazer palestrantes de outras universidades e oferecer minicursos e oficinas que permitam aos alunos de Física e àqueles inscritos que obtenham conhecimentos atuais”.

A Semana de Estudos em Física e o Simpósio de Física são realizados a cada dois anos e, nesta edição, contam com mais de 100 inscritos, entre professores e acadêmicos da Unicentro e de outras instituições. De acordo com o professor Pedro Pablo, a expectativa é de que o evento seja um sucesso, assim como foi nas edições anteriores. Para garantir o interesse dos participantes, as palestras e minicursos programados abordam temas importantes na área de Física. “Teremos um minicurso de construção de gráfico e processamento por meio de programas computacionais. Esse minicurso será ofertado por alunos da graduação e visa preparar os participantes para o tratamento de dados. Teremos também uma palestra sobre História da Física, Ensino de Física e sobre Física Aplicada, que são conteúdos atuais e que, normalmente, os alunos em formação básica e fundamental da graduação não têm acesso”, explicou.

Para o professor Pedro Pablo, o Simpósio é uma forma de oportunizar um diferencial para os acadêmicos no mercado de trabalho. “Esperamos, sobretudo, que nossos alunos possam aproveitar as palestras que serão ministradas, que participem tirando suas dúvidas, esclarecendo conceitos, que através de oficinas e minicursos adquiram novos conhecimentos que permitam uma preparação melhor, uma vez que eles estejam formados”, finalizou.