Curso de Filosofia da Unicentro é referência de qualidade no Brasil

Afresco "A Escola de Atenas" de Rafael Sanzio, que busca demonstrar como foram vistas, ao final do Renascimento, a filosofia e a vida intelectual da Grécia Antiga.

Afresco “A Escola de Atenas” de Rafael Sanzio, que busca demonstrar como foram vistas, ao final do Renascimento, a filosofia e a vida intelectual da Grécia Antiga.

O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é calculado com base nas provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), realizadas pelos alunos de graduação no último ano do curso superior. Outros critérios também levados em consideração para a definição do conceito de cada cursos oferecido por instituições de ensino superior público no Brasil são o corpo docente, a infraestrutura do curso e da universidade, e os recursos didático-pedagógicos utilizados. Um dos cursos avaliados pelo CPC de 2014 foi o de Filosofia. Agora, em 2016, o resultado da avaliação foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e o índice obtido pelo curso de Filosofia da Unicentro colocou a universidade em posição de destaque nacional.

O curso da Universidade Estadual do Centro-Oeste foi considerado o melhor entre todos os de Filosofia do Paraná, o terceiro da região Sul e o sétimo do país. Esses resultados, segundo Ernesto Giusti, chefe do Departamento de Filosofia, são frutos das medidas adotadas pelos docentes do departamento.”Nós tivemos uma reforma no currículo, na qual nós tentamos aproveitar o nosso quadro da melhor forma possível, ajustando disciplinas, permitindo que os professores trabalhassem com aquilo que sabem trabalhar melhor. Houve também um trabalho associado ao grupo PET (Programa de Educação Tutorial), ao Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) e a outras áreas de pesquisa da universidade, como por exemplo, a iniciação científica.

Além disso, o ótimo resultado obtido também é associado à dedicação dos alunos do curso. De acordo com o professor Claudio Andrade, os acadêmicos do curso de Filosofia, por possuírem uma visão crítica sobre os assuntos que norteiam a sociedade, empenham-se nas atividades de pesquisa e nos estudos. “Nossos alunos são bastante exigentes, bastante críticos e bem atualizados. Se tem uma coisa que eu percebo nos alunos de Filosofia é que eles são muito dedicados à leitura. Nossos alunos realmente frequentam a biblioteca. Nossos alunos são leitores, assistem aulas”.

A dedicação dos alunos faz com que eles sejam bastante exigentes, o que aliado com o índice CPC, segundo Andrade, resulta em maior responsabilidade por parte dos docentes. “É uma série de fatores, os recursos audiovisuais, a infraestrutura, o corpo docente e o perfil do nosso aluno. É o encaminhamento que foi dado para as ementas, para a grade curricular em si, e essas atividades complementares, que fazem do curso um curso dinâmico”.

O aluno André Cardoso está no segundo ano da graduação. Ele conta que estudar no curso número um de Filosofia do estado do Paraná, além de ser gratificante, reflete na formação que ele terá ao concluir o curso. “A gente vê que o resultado vem dos alunos e do corpo docente. As pessoas estão muito bem qualificadas e isso se demonstra nas provas. Aqui a gente faz as pesquisas, trabalha nos textos. E isso se reflete muito no resultado obtido pelo curso”.

O chefe do departamento, Ernesto Giusti, ressalta que apesar dos esforços que já foram realizados e dos bons resultados, a motivação de seguir sempre em frente e de alcançar patamares ainda maiores não pode diminuir. E para isso, algumas ações já estão em curso. Uma delas é o processo para a implantação do mestrado em Filosofia aqui na Unicentro. “Nós já estamos encaminhando o projeto internamente e externamente, com a Capes. Isso vai mudar a cara do departamento, vai fazer com que esses resultados se tornem não uma exceção, mas uma regra”, conclui.