Cinema da Unicentro é reinaugurado nesta sexta (29)

Cinema será reinaugurado nesta sexta (29). (Foto: Cristiano Martinez - Jornal Correio do Cidadão)

Cinema será reinaugurado nesta sexta (29). (Foto: Cristiano Martinez – Jornal Correio do Cidadão)

O cinema da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), no campus Santa Cruz, em Guarapuava, estará disponível para toda a comunidade a partir da próxima sexta-feira (29). O espaço foi fechado para reformas em 2015. Agora, além de totalmente repaginado – incluindo novas poltronas e um novo projetor – o cinema vai contar com uma programação semanal gratuita.

A reinauguração do cinema será às 19h30 e contará com a exibição do documentário “29”, produzido pelo professor Carlos Alberto Machado. O longa trata do “massacre de 29 de abril”, que aconteceu durante um protesto de professores em Curitiba. “Eu queria ajudar de alguma forma as pessoas a não esquecerem do que aconteceu naquele dia. Fiquei muito chateado”, conta Machado. Segundo o diretor, “29” é mais longo que as produções normais. “Ele tem quase três horas. Mas é de propósito. A ideia é que os expectadores assistam, sentados, mais ou menos o mesmo tempo que ficamos em pé apanhando”, explica.

Serviço: O campus Santa Cruz fica na rua Padre Salvador Renna, 875, no Bairro Santa Cruz. A entrada é franca.

NOVO CINEMA – A Unicentro é uma das únicas universidade do Paraná que possui uma sala de cinema própria. O espaço já funcionou como cinema comercial, mas há bastante tempo vinha sendo usado como uma sala pedagógica da universidade. “Ele já foi um cinema comercial, mas desde que eu sou professor aqui na Unicentro, há mais de 14 anos, era uma sala de uso geral”, conta o diretor do campus Santa Cruz, Ademir Juracy Fanfa Ribas. Segundo Ademir, foram feitas reuniões com professores da universidade e com a comunidade em geral para definir o que seria feito com o espaço. “Alguns professores nos procuraram para falar sobre a necessidade de reformar o cinema, que estava realmente numa situação complicada. Então busquemos forma de fazer isso”, diz.

A reforma só foi possível porque a Unicentro recebeu recursos na ordem de R$ 100 mil, que foram usados para trocar as poltronas e reformar a estrutura. O cinema foi interditado em novembro de 2015, mas a dificuldade com as licitações atrasou as obras. “Os recursos foram divididos meio a meio. R$ 50 mil para a troca de poltronas e R$ 50 mil para a reforma da estrutura, incluindo a troca da fiação, do som, a pintura das paredes, melhora da iluminação, etc. O problema é que nenhuma empresa se interessou nessa segunda parte, então acabamos usando nosso próprio pessoal, com mais ou menos 30% dos recursos”, conta o diretor do campus.

O cinema agora, ao contrário dos anos anteriores, voltará a ser uma sala de cinema, com programação semanal. “É importante que a comunidade saiba da existência desse cinema, pois ele é alternativo. Não vamos passar Batman versus Superman. É um espaço cultural aberto para todas as pessoas”, explica. O Cine Unicentro vai ter uma programação semanal, com exibição de filmes alternativos todas as quintas-feiras à noite. Esses filmes serão definidos por um grupo organizador composto por professores, acadêmicos e pessoas da comunidade em geral.