Unicentro tem o melhor curso de Engenharia Ambiental do Paraná

Engenharia Ambiental proporciona estudos de ponta em seus laboratórios.

A união entre um corpo docente qualificado, investimentos em pesquisa e bom aproveitamento dos acadêmicos resultou no primeiro lugar para o curso de Engenharia Ambiental, do campus Irati da Unicentro, no Conceito Preliminar de Cursos (CPC) 2014, um indicador divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Além de melhor do Paraná, o curso conquistou o quarto lugar na região Sul e ocupa a 11ª posição no Brasil.

“O curso recebeu conceito 4, de uma pontuação que vai de um a cinco. É um resultado muito bom, e mostra que os nossos alunos tiveram um ótimo desempenho na prova do Enade, comprovando que realmente aproveitaram tudo que o curso ofereceu”, avalia o chefe do Departamento de Engenharia Ambiental, Nilton César Pires Bione.

Atualmente, o curso de Engenharia Ambiental conta com um corpo docente qualificado. São 13 professores, todos doutores. Segundo Bione, as pesquisas desenvolvidas pelos professores e submetidas a agências de fomento possibilitam que o Departamento receba recursos que têm fortalecido os laboratórios. Fato que, consequentemente, favorece o desenvolvimento de estudos de ponta.

“É um curso que envolve professores das mais variadas áreas. É multidisciplinar e com docentes executando suas linhas de pesquisa e extensão em diversas áreas que se interligam. Isso favorece uma gama de possibilidades de trabalhos de alunos na iniciação científica na e extensão, o que também contribui bastante para a formação dos nossos acadêmicos”, ressalta o chefe do Departamento.

Já o vice-chefe do Departamento de Engenharia Ambiental, Paulo Costa de Oliveira Filho, lembra que o curso ganhou força após a criação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental (PPGESA). “Para nós é muito importante ter um conceito como esse, porque os nossos alunos começam a ser estimulados e a participar mais. Temos conhecimento de que muitos dos nossos ex-alunos participam de pós-graduação ou trabalham em empresas na área e isso é bastante importante para o curso”, observa.

Curso proporciona aprendizagem constante em seus laboratórios.

Além das atividades pedagógicas e de pesquisa, o curso de Engenharia Ambiental também proporciona o aprendizado através dos projetos de extensão. O professor Hilário Lewandowski, um dos coordenadores do Programa de Educação Tutorial, o PET Engenharias, atua principalmente na extensão, levando para a comunidade diferentes temas que são debatidos nas salas de aula.

“Nós atuamos mais fora da universidade e junto à comunidade, envolvendo áreas ambientais, florestais e diversos setores que precisam de apoio ou de uma reflexão mais profunda sobre determinados problemas ambientais. Podemos citar como exemplo o sabão ecológico, que é um projeto de coleta de resíduos de óleos de fritura para que não sejam descartados incorretamente e, assim, afetem os lençóis freáticos, causando problemas ambientais. Temos também o programa de hortas verticais, com o aproveitamento de garrafas pet, além da reciclagem de papel. São vários os trabalhos que estamos desenvolvendo e envolvendo alunos, comunidade e professores dos departamentos de Engenharia Ambiental e Engenharia Florestal”, explica Lewandowski.

A acadêmica do quinto ano de Engenharia Ambiental, Jerusa Tonete Felde, diz que a colocação do curso no índice CPC é uma injeção de ânimo para ela, que está prestes a encarar o mercado de trabalho. “Com o passar dos anos foi muito interessante, porque cada vez mais fui me apaixonando pelo curso. A Engenharia Ambiental tem professores muito bem preparados e também a estrutura, com laboratórios que oferecem oportunidades de trabalhar com pesquisa, desenvolvendo projetos e atividades de extensão que vão dando um diferencial para a nossa formação. Esses são alguns pontos que a Unicentro oferece para nós, acadêmicos”, salienta.