Reitoria e Direção recepcionam calouros no campus Irati

Reitor Aldo Bona fala aos novos estudantes da Unicentro, em Irati.

Para ajudar os ingressantes nos cursos de graduação a entenderem todas as novidades da rotina acadêmica, tradicionalmente, a Unicentro recepciona os seus calouros. No campus Irati, a recepção foi realizada na última terça-feira (19).

Segundo o reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, esse primeiro contato fornece as informações iniciais das possibilidades e oportunidades que a vida acadêmica oferece. “É uma tradição já de longa data. Tem mais de 15 anos que a Unicentro faz esta ação para receber os novos estudantes da instituição. Nesta acolhida se apresenta a estrutura administrativa da universidade e o acadêmico recebe informações sobre o funcionamento institucional e as oportunidades que ele tem na sua formação”, ressaltou.

O diretor do campus Irati, Afonso Figueiredo Filho, explicou aos calouros sobre o papel administrativo da Direção. Ele também falou sobre algumas possibilidades que eles terão enquanto universitários, como intercâmbios, cursos de línguas estrangeiras e pós-graduação. “Esta é uma oportunidade que temos para falar algumas coisas que são relevantes durante a vida que eles terão aqui nos próximos anos. Acredito que é fundamental que tenhamos esse primeiro contato com eles”, acrescentou.

Já o vice-diretor do campus, Erivelton Fontana de Laat, lembrou sobre a postura correta dos acadêmicos em relação aos trotes. “Buscamos estimular atividades alternativas como doação de alimentos, serviços voluntários, doação de sangue. Para nós é muito importante estimular essas atitudes e a não-violência, ou algum comportamento que possa causar constrangimento aos calouros”, destacou.

Calouros de 2016 receberam orientações sobre a vida institucional.

Além de conhecer as estruturas administrativas e pedagógicas da universidade, os calouros também foram apresentados ao recém criado Setor de Assistência Estudantil. A partir de agora, cada campus conta com profissionais preparados para atender aos acadêmicos. Em Irati, a coordenadora do Setor de Apoio ao Estudante é a professora Andreza Rocha de Freitas. “A importância dessa assistência é nós podermos ouvir os alunos e o que eles realmente estão precisando. Nós sabemos das dificuldades e estamos dispostos a saná-las, tanto em questões sociais, econômicas, de acessibilidade e inclusão também”.

Ao final da recepção, os calouros sabiam um pouco mais sobre as oportunidades relacionadas ao ensino, à pesquisa e à extensão. A caloura de Fonoaudiologia, Franciele Letícia gostou das possibilidades de intercâmbio com universidades de outros países e de mobilidade acadêmica com outras instituições estaduais e municipais brasileiras. “Eu não conhecia a forma que podemos interagir indo para o exterior ou conhecendo outras universidades aqui dentro do nosso país. E com a recepção tive outra visão”, explicou.

Os calouros dos cursos lotados no campus Cedeteg vão ser recepcionados pela administração central na próxima terça, dia 26, às 9h e às 19h30, no Auditório. Já no Santa Cruz serão três recepções, todas no dia 27, quarta-feira, às 10h, às 14h e às 19h30. Pela amanhã e à noite, a recepção será no Auditório e durante a tarde na Sala de Eventos.