Projeto Florescer ganha parceria com secretaria municipal

Em nome da Unicentro, o reitor, Aldo Bona, e o diretor do campus Santa Cruz, Ademir Ribas, entregam os materiais à Prefeitura de Guarapuava.

Um dos principais papéis de uma Universidade é, através de suas estruturas de ensino e do conhecimento teórico e prático gerado dentro da instituição, reverter propostas e soluções para os problemas existentes na comunidade. Foi baseado nisso que o projeto Florescer, que é inspirado na luta de mulheres contra a violência, ganhou vida. “Escolhemos esse tema porque é algo que diz respeito as mulheres e por causa do contexto que passa a nossa cidade; uma cidade super violenta e super machista. A gente quis fazer com que as pessoas pensassem um pouquinho sobre isso”, explica Isabela Lessak, acadêmica de jornalismo e uma das participantes do grupo.

O projeto que começou dentro na sala de aula, sob orientação da professora Ariane Pereira, teve, desde o início das discussões, o objetivo de mostrar a realidade da violência sofrida por essas mulheres e expor essa realidade social. “O jornalista precisa desempenhar um papel que muita gente não percebe e que muita gente não dá mais valor, que é aquele que faz a denúncia e que faz a crítica da realidade social. E esse trabalho, a gente precisa incentivar os alunos desde a graduação”, comenta Ariane.

De acordo com Eva Scharan, vice-prefeita e secretária de Políticas Públicas para Mulheres, os três produtos desenvolvidos durante a disciplina vão ser entregues para a secretaria, para que façam uso do material em suas campanhas. “Esse material é muito importante para a secretaria da mulher, porque ele está dando voz para as mulheres que viveram uma situação de violência e que conseguiram superar. Esse material vai servir como um testemunho para quem assistir o vídeo que foi produzido”.

No total, foram três produtos desenvolvidos: um livreto que será distribuído na secretaria, cinco spots radiofônicos e um documentário. Segundo Eva, todo o empenho e dedicação dos alunos ganhará outros horizontes. “Esse material será veiculado na câmara técnica estadual. Eu passei para a câmara a produção desse material e eles pediram para que eles apresentem esse trabalho para que possa ser disseminado no estado”.

Para o prefeito de Guarapuava, César Silvestri Filho, essas parcerias firmadas entre Universidade e Prefeitura, mostram que o que é produzido em sala de aula, pode contribuir para a construção de meios que auxiliem as produções de políticas públicas. “Essa parceria com o curso de comunicação social, dando visibilidade, não só para o trabalho que está sendo desenvolvido, mas principalmente ao tema, trazendo luz ao problema, é realmente essencial. Eu só tenho a agradecer aos alunos pelo trabalho que foi desenvolvido, pela competência com que o desenvolveram e pelo resultado concreto que isso acaba trazendo para a sociedade”, comenta.

São projetos como o Florescer que mostram a preocupação da Unicentro na ampla formação de seus alunos. Nele, estão presentes os três pilares que sustentam a universidade: o ensino, a pesquisa e a extensão. Para o reitor da Unicentro, Aldo Bona, esses projetos aproximam universidade e comunidade. “Isso traz para a universidade, como um todo, a percepção de uma inserção na comunidade. Isso também é importante, é uma grande missão, um grande papel da instituição de estar presente cada vez mais na sociedade”.

Ao fim, fica o orgulho em saber que o trabalho não só ajudou a expor a violência contra as mulheres, mas que, também, de alguma forma contribuiu para a formação pessoal de cada um dos envolvidos. “Tanto para mim, quanto para o grupo, foi um dos melhores trabalhos que nós fizemos na faculdade. Não pela qualidade que ele tem, mas pelo o que ele nos transformou. Ele não foi só um trabalho jornalístico, ele foi um trabalho humano”, destaca Isabela.