Acadêmicos de Nutrição realizam visita técnica em Curitiba

Alunos de Nutrição em visita ao Hospital de Clínicas, em Curitiba.

Trinta e um alunos do curso de Nutrição da Unicentro estiveram em Curitiba no início deste mês em visita técnica ao setor de nutrição do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e à empresa Ceqnep, especializada em nutrição clínica e nutrição enteral e parenteral.

A nutrição enteral é aquela em que o alimento é administrado pela boca, por sonda nasal ou sonda que leva a comida direto ao estômago ou intestino. Porém, quando a passagem do alimento pelo aparelho digestório não pode ser realizada, a nutrição parenteral se torna uma alternativa. Essa técnica utiliza a via intravenosa para administração do alimento em forma de soluções que contêm nutrientes prontos para serem absorvidos pelo organismo. Dessa forma, o objetivo da visita foi fomentar o conhecimento e o interesse dos acadêmicos por diferentes áreas da profissão.

Os acadêmicos foram acompanhados por professoras do Departamento de Nutrição. Uma delas foi a professora Angélica Rocha de Freitas Melhem, que contou que o dia de visitações foi repleto de atividades. “Pela manhã, fomos acompanhados pelas nutricionistas do Hospital de Clínicas, que nos mostraram como funciona toda a produção de refeições dentro do hospital, qual a quantidade de refeições, as dietas especiais, as dietas enterais e como funciona todo o trabalho da equipe para fornecimento da dieta hospitalar. No período da tarde, fomos ao Ceqnep e conseguimos conhecer a produção da dieta parenteral, desde o estoque dos medicamentos necessários até o modo como é feito o envaze, o controle de qualidade, a produção em si”, conta.

Para a professora Catiusce Cabreira, que colaborou com a organização da viagem, a atividade extracurricular é uma oportunidade para que os acadêmicos conheçam um pouco sobre as diferentes áreas em que podem atuar. “Essa atividade é importante para melhorar o desempenho dos acadêmicos, pois eles acabam verificando e presenciando, na prática, a atuação do nutricionista em diferentes contextos. Assim, eles acabam se interessando e tendo maior dedicação com os conteúdos trabalhados”, destaca.

A professora Angélica ainda destaca que a intenção é promover novas visitas técnicas para os acadêmicos. “Temos no departamento várias comissões das diferentes áreas da Nutrição e que trabalham com atividades extras curriculares. Provavelmente no próximo ano consigamos fazer novas visitas. A ideia é levar esses alunos e os que ainda não foram a esse mesmo local, para que eles também tenham essa oportunidade” finaliza.