Unicentro homenageia servidores aposentados em 2014 e 2015

25 professores e agentes universitários tiveram trabalho reconhecido em cerimônia realizada no último sábado (12).

.

Servidores aposentados e dirigentes da Unicentro.

Uma noite para celebrar e reconhecer o trabalho desenvolvido por professores e agentes universitários, que depois de anos prestando serviços à Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e à comunidade da região centro-oeste do Paraná deixaram a universidade. Entre 2014 e 2015, 25 servidores da Unicentro se aposentaram. Se afastaram do dia a dia, mas não deixaram de fazer parte da história da universidade.

A homenagem aos aposentados, como explica o reitor da instituição, professor Aldo Nelson Bona, é um reconhecimento a quem contribuiu nos processos de criação e consolidação da Unicentro. “A universidade se faz das pessoas que a fazem, na verdade. A universidade não é seu conjunto de prédios, seu espaço físico. A vida da universidade são as pessoas que fazem o dia a dia da instituição. Uma forma de marcar, fortemente, o aniversário da instituição é reconhecer o trabalho das pessoas que, ao longo da história da universidade, deram sua contribuição para essa parte da história. A homenagem aos aposentados é uma forma de marcar essa trajetória”.

Maria da Glória Messias estava entre os 25 homenageados. Ela foi aluna da Fafig, a Faculdade de Guarapuava que, no ano de 1990, juntamente com a Fecli, a Faculdade de Irati, deu origem à Unicentro. Logo depois de formada, retornou à Fafig como professora colaboradora, passou à efetiva e permaneceu na instituição até a aposentadoria recente. “Minha história com a Unicentro é lindíssima”, afirmou emocionada, complentado: “é como se eu estivesse fechando a minha carreira profissional com uma chave de ouro. Porque eu vivi mais na Unicentro do que com a minha família. Então, eu me sinto fazendo parte da família da Unicentro. Estou muito feliz por isso”.

Unicentro homenageou os servidores aposentados.

A homenagem aos aposentados vem, ao longo dos últimos cinco anos, se firmando como uma tradição na Unicentro. Apesar de entender que a aposentadoria não significa o desligamento dos seus servidores, a administração da universidade acredita que o reconhecimento público do trabalho realizado é a melhor forma de dizer “muito obrigada!” e “permaneçam conosco, contribuindo”.

O pró-reitor de Recursos Humanos, Robson Ferras, credita a esse agradecimento a emoção que dá o tom a cada uma das homenagens. “As pessoas percebem que tem esse carinho dentro dessa homenagem e são muito receptivos. É um momento marcante, o momento da aposentadoria, o término de um ciclo e início de um outro ciclo. As pessoas se desligam institucionalmente, formalmente do seu vínculo, mas elas não se desligam da universidade. Então, elas recebem esse momento de uma forma muito receptiva, percebendo que a Unicentro tem prezado por todo trabalho dessas pessoas e tem reconhecido tudo o que elas têm feito pela universidade”.

A percepção do pró-reitor é compartilhada pelo professor Ariodari dos Santos. Docente do Departamento de Biologia desde o ano de 1990, ele se aposentou há poucos meses. “Isso faz com que a história da gente seja lembrada. A gente se sente mais orgulhoso, feliz, por saber que as pessoas ainda lembram da gente. Porque, normalmente, quando você deixa de dar aula, as pessoas esquecem de você, você já era, não participa de nenhuma atividade na universidade”.

Do mesmo modo que Ariodari e Maria da Glória, os outros servidores homenageados reforçaram a importância da Unicentro na trajetória de cada um deles. O professor Luiz Fernando de Lima afirmou que o sentimento de gratidão é recíproco. “O meu sentimento pela universidade é um sentimento de gratidão. E de muito orgulho também, porque a gente fez parte dessa história, de construção dessa universidade e que hoje, não só pra nós aposentados, mas pra toda comunidade guarapuavana, é um motivo de grande orgulho”.

.

Clique aqui para conferir as imagens do evento.