Semana de estudos tem como tema “Matemática, Diversidade e Inovação”

O coordenador do encontro, professor Clodogil Fabiano Ribeiro.

Para proporcionar aos alunos do curso de Matemática atividades extracurriculares e para professores, que já atuam em sala de aula, a possibilidade de atualizar seus conhecimentos, trocar experiências e discutir as práticas pedagógicas, foi realizada a IX Semana de Matemática do campus Irati.

O coordenador do encontro, professor Clodogil Fabiano Ribeiro explica que a Semana de Matemática vem sendo editada desde o início do curso. “O objetivo é trazer algum aprofundamento sobre outros estudos e temas que não são abordados durante o curso das disciplinas. Também, para congregar e apresentar os trabalhos que os alunos estão se envolvendo, e trazer palestrantes de fora, pessoas que contribuem bastante com a formação do nosso professor de Matemática”, acrescenta.

Este ano a Semana tem como tema “Matemática, Diversidade e Inovação”. A abertura oficial foi realizada na última segunda-feira (23), e trouxe uma discussão centrada na inclusão dos sujeitos nas relações de ensino-aprendizagem. Os participantes apresentaram experiências profissionais que envolvem alunos autistas, a acessibilidade do conhecimento para pessoas surdas e a identidade de gênero.

Segundo Clodogil, a temática de abertura trouxe para os participantes assuntos que estão em efervescência como a inclusão, e questões como a diversidade étnico-racial e de gênero. “São pontos que vêm sendo discutidos há um tempo principalmente por conta do novo Plano Nacional de Educação. O respeito a essa diversidade é um eixo fundamental na formação de docentes, sejam eles de Matemática ou de qualquer outra área”, complementa.

Dentre as atividades da Semana, Clodogil destaca a palestra ministrada pelo professor Ivan Boesing, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, apresentando o projeto Robô mais Edu, desenvolvido pela Universidade juntamente com o Ministério da Educação (MEC). “É um projeto que traz um kit de robótica de fácil montagem dentro de uma filosofia de hardware e de software livre. Pode ser uma alternativa para inovar dentro das salas de aula”, afirma o professor.

Outro destaque é a palestra que discute as experiências do professor Carlos Roberto Ferreira, do Departamento de Matemática do campus Cedeteg, com a Sala de Aula Invertida. Segundo Clodogil, esta nova metodologia é um tema que está em discussão em âmbito internacional.

“É basicamente a inversão, ou seja, em vez daquela sala de aula normal em que a matéria é passada para os alunos, eles resolvem os exercícios em casa. Ou seja, a lógica é invertida, a sala de aula fica para a resolução de problemas, para a discussão dos textos e os alunos fazem o estudo da matéria em casa”, conta.