Unicentro tem possibilidade de assumir gestão da praça Juscelino Kubitschek

Em audiência pública, a Unicentro apresentou um esboço da reformulação do espaço.

Ao longo de 2015, quando completou 25 anos, a Unicentro discutiu com a prefeitura de Guarapuava a possibilidade de assumir a gestão da praça Juscelino Kubitschek, que fica em frente ao campus Santa Cruz. Agora, para dar prosseguimento as tratativas, a universidade realizou uma audiência pública. Foram convidados para a discussão membros da comunidade acadêmica, da prefeitura, câmara de vereadores, associações comerciais, entidades envolvidas com o trânsito, moradores e comerciantes do bairro. A partir da apresentação do pré-projeto de engenharia, foram debatidas as alterações previstas.

O reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, explica que essa é uma decisão que deve ser tomada seguindo os interesses de toda a comunidade. “Se a população do bairro Santa Cruz apoiar o projeto, é possível que ele aconteça. Se a população do bairro entender que não há interesse nesse tipo de ação, não há porque executar”, aponta.

Atualmente, a praça quase não é utilizada pelos moradores do Santa Cruz. Por isso, o projeto foi pensado no sentido de deixar a praça mais dinâmica e com mais opções de lazer. “Um ambiente que sirva melhor ao bairro, um ambiente que se empreste melhor ao desenvolvimento de atividades da universidade na área da cultura, na área da extensão, na área de esporte, na área de atividades com vistas a saúde”, explica o reitor.

Em um primeiro esboço, foi previsto: quadra de areia, palco para apresentações culturais, academia popular, área para caminhada, quadra poliesportiva, centro de conveniências e área para feiras.

O secretário de Habitação de Guarapuava, Flávio Alexandre, participou da audiência pública e adiantou que a prefeitura tem interesse em tornar realidade o projeto da Unicentro. “Esse projeto também vem de encontro com o que a prefeitura realmente deseja, que é a revitalização do local, para que a comunidade, as pessoas possam estar se apropriando e tendo mais espaço de lazer, porque a praia do guarapuavano são as praças”, argumenta.

Outro ponto importante do projeto, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Planejamento da Unicentro, é a união entre os espaços físicos da praça e da universidade. Essa medida traria mais segurança aos frequentadores do campus e, também, da praça JK. Uma das engenheiras responsáveis, Solange Vier, comentou esse problema. “Nós pensamos, a princípio, na situação de segurança, conforme foi colocado por algumas pessoas, na travessia hoje em frente a universidade, em termos de velocidade dos veículos, então a ideia de unir a praça à Unicentro”, explica.

A maior preocupação do projeto foi em relação ao trânsito, já que os engenheiros não queriam causar prejuízos aos moradores do bairro. Os primeiros estudos apontam um aumento nas vagas de estacionamento, vagas para embarque e desembarque, três rotatórias e alteração do sentido da rua Frei Caneca. Além disso, para que a Unicentro e a praça sejam unificadas, o trecho da rua Padre Salvador, que passa em frente ao campus, seria transformado num calçadão.

Para discutir as mudanças propostas relacionadas ao trânsito, ficou decidido, durante a audiência, com o João Rodrigues, presidente do Comutra (Conselho Municipal de Trânsito), que eles ficarão responsáveis em fazer um estudo para definir as melhores opções para as vias da região. “Combinamos hoje aqui na audiência de nos reunirmos pra tentar trazer soluções viáveis ao projeto da Unicentro pra que não tenha nenhum prejuízo ao trânsito de Guarapuava”, ressalta o presidente.

Carmusino Passos é morador do Santa Cruz há mais de 30 anos. Ele gostou do projeto, mas ainda quer participar das outras audiências para decidir o que é melhor para a praça. “Eu achei que o projeto está bom, agora só que tem que se estudar um pouco mais pra saber que não vai prejudicar ninguém”, finaliza.