Unicentro lacra Cápsula do Tempo

A cápsula será reaberta em 2040, quando a universidade completa 50 anos.

Na manhã desta quinta-feira (26), foi lacrada a cápsula do tempo em comemoração aos 25 anos da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). A cerimônia, realizada no hall do campus Santa Cruz, contou com a presença dos membros da reitoria, das direções de campi, além da comunidade acadêmica, formada por docentes, servidores e alunos.

O buraco escavado em forma hexagonal, na região central do hall do campus Santa Cruz, foi preparado ao longo da semana para receber a cápsula de zinco galvanizado, em forma de cilindro. Junta, toda a estrutura faz lembrança ao logotipo da Unicentro, ideia que surgiu na Coordenadoria de Comunicação Social da universidade.

Durante a cerimônia, o coordenador de Comunicação da Unicentro, Danny Jessé Falkembach Nascimento, ressaltou a importância da representação da memória e das recordações de todos que passaram pela instituição. “O mais importante de ter uma cápsula enterrada ali é a simbologia disto, de pensar a universidade para frente e não deixar para trás as memórias”.

A seguir, o diretor da campus Santa Cruz, Ademir Fanfa Ribas, afirmou que a cápsula serve como um ponto de lembrança para alcançar desafios futuros. “É uma satisfação estar em um evento que tem marcas que vão ficar para a história, pelo menos para os próximos 25 anos. Em todos os caminhos do campus Santa Cruz, nós poderemos verificar que essa cápsula ficará aqui nos lembrando do que nós escrevemos, do que nós precisamos fazer e, principalmente, nos lembrando que nós temos que planejar e preparar o futuro da nossa universidade”, disse.

Após a concepção da ideia, os responsáveis por botá-la em prática foi a Pró-Reitoria de Planejamento. O pró-reitor de Planejamento, Silvano Simões Rocha, destacou que toda a realização desse ato só foi possível graças ao patrocínio e doações de pessoas que passaram pela Unicentro. “Uma universidade é um patrimônio da população, de todas as pessoas e, em especial, de nós que fazemos a universidade no dia a dia. É uma coisa simbólica, mas extremamente importante e que só foi possível graças às doações”.

Os vidros foram doados pela Casa dos Vidros, do empresário Euclides Dall’Agnol, egresso do curso de Administração. As pedras de granito foram cedidas pela Marmoraria JMW, por Moisés Bortolanza, também egresso da Unicentro, do curso de Ciências Contábeis. A cápsula foi feita por Albano Fidelis Turco, da Funilaria Albano, que viu seu filho estudar na Unicentro.

O reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, pouco antes de cerrar a cápsula pela última vez até 2040, destacou o clima de empolgação e a mobilização gerada junto à comunidade. “Essa ideia mobilizou bastante a comunidade acadêmica, estivemos em todos os campi da universidade falando desse projeto e convidando as pessoas a participar, com ótima acolhida em todos, com essa mesma empolgação que estamos vivendo hoje aqui. […] É difícil a gente prospectar o que será em 2040, mas a mensagem maior da cápsula do tempo é essa, serve como um exercício de agregação da comunidade acadêmica e geração de uma expectativa na prospecção de um futuro”, destacou.

A cápsula só será reaberta no dia 13 de julho de 2040, quando a Unicentro completa 50 anos de história. Professores, funcionários e alunos que participaram desta ação, ou pessoas por eles indicadas, serão contatados no futuro para a abertura dos envelopes depositados na cápsula, rememorando a época em que a Unicentro era apenas uma jovem instituição de 25 anos de história.