Projeto Integração realiza oficinas e ações de apoio aos novos docentes

A próxima etapa será no dia 28 de novembro, no campus Santa Cruz.

No dia 31 de outubro, foi realizada no Miniauditório da Unicentro, campus Santa Cruz, a terceira oficina do “Projeto Integração: conhecendo a Unicentro”, sob a responsabilidade da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e sua equipe.

As atividades do projeto tiveram início em 3 de outubro, quando as pró-reitorias de Planejamento (Proplan) e Recursos Humanos (ProRH) apresentaram as atividades que desenvolvem, com destaque para os aspectos de maior interesse para os professores em início de carreira na universidade. No dia 17 foi a vez da equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) trabalhar com os participantes dos campi Santa Cruz e Cedeteg, alguns recém-nomeados e outros que já estão há um ou dois anos na Unicentro, mas todos em estágio probatório. Em novembro, dia 14, a equipe da Pró-Reitoria de Administração e Finanças e da UAB (Universidade Aberta do Brasil) desenvolveram a oficina, apresentando inúmeras informações sobre seus setores.

O Projeto Integração faz parte do Entredocentes – Programa Institucional de Formação Continuada de Professores da Unicentro. Esse projeto é coordenado pelo professor Márcio Luiz Bernardim, do Departamento de Administração do campus Santa Cruz, em Guarapuava, e tem como objetivos: possibilitar a ambientação/integração dos novos docentes na carreira universitária da Unicentro; desenvolver ações que resultem em conhecimentos pontuais acerca da organização pedagógica e administrativa da instituição; instrumentalizar os docentes ingressantes para que melhor desenvolvam suas atividades de ensino, pesquisa e extensão; divulgar, analisar e discutir a legislação vigente no âmbito acadêmico e criar condições para a promoção de uma cultura de participação.

De acordo com o professor Márcio, há uma boa adesão à iniciativa, com um grupo de aproximadamente vinte professores participando ativamente de todas as oficinas até aqui ofertadas. “Como o projeto se soma a outros que já estão sendo programados para o início de 2016, esperamos que outros professores venham participar das atividades, pois temos mais três oficinas do projeto Integração programadas para este ano aqui em Guarapuava – a próxima já no dia 28 de novembro, das 8 às 12 horas, no miniauditório do campus Santa Cruz”, reforça o coordenador.

Em função da paralisação das aulas e da alteração do calendário universitário, as atividades do Projeto Integração serão ofertadas em Irati no primeiro semestre de 2016.