Campus Cedeteg sedia evento integrado na área de Geografia

Campus Cedeteg sedia evento integrado na área de Geografia

O evento foi organizado pela Unicentro e reuniu professores e acadêmicos de todas as Instituições Estaduais de Ensino Superior do Paraná

O evento foi organizado pela Unicentro e reuniu professores e acadêmicos de todas as Instituições Estaduais de Ensino Superior do Paraná

O campus Cedeteg da Unicentro, em Guarapuava, sediou, nos dias 20 e 21 de novembro, o 1º Encontro Paranaense do Pibid Geografia: O estado da arte da pesquisa em Ensino de Geografia no Paraná; o 2º Fórum permanente de formação docente em Geografia, organizados pela rede de pesquisadores em ensino de Geografia no Paraná; o 1º Encontro da rede de pesquisadores em ensino de Geografia do Paraná e a 1ª Mostra de estágio supervisionado da Licenciatura em Geografia.

O evento foi organizado pela Unicentro e reuniu professores e acadêmicos de todas as Instituições Estaduais de Ensino Superior do Paraná, com o objetivo de refletir sobre o cenário contemporâneo do ensino de geografia. Durante a abertura, a pró-reitora de Extensão e Cultura da Unicentro e coordenadora do evento, Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes destacou que o encontro é resultado do 1º Fórum Paranaense de Formação Docente realizado em 2014 na Universidade Estadual de Londrina (UEL), em que professores e pesquisadores do Programa Institucional de Bolas de Iniciação a Docência (Pibid) decidiram por estabelecer uma rede de troca de experiências no âmbito das universidades paranaenses. “Naquele encontro, verificou-se a situação da formação de professores da licenciatura nas universidades estaduais paranaenses, por meio de relatos de professores coordenadores de Pibid e de professores de estágio supervisionado. Vimos a importância do Pibid no fortalecimento do ensino e da formação de professores de licenciaturas, sendo fundamentais as discussões que avancem teoricamente nesse campo”, destacou em seu discurso.

O coordenador estadual da área da geografia na Secretaria Estadual e Educação (Seed), que também participou da abertura do evento, ressaltou a importância do evento no sentido de fortalecer a discussão em torno das práticas, mudanças e encaminhamentos metodológicos que poderão ser implementados no ensino da Geografia. “Trabalhamos para que se possa mostrar um currículo em que todos os alunos participem conjuntamente aos professores na construção de uma nação mais igualitária”, ressaltou.

Deixe um comentário