Unicentro oficializa parceria com universidade polonesa

Unicentro e Universidade Tecnológica de Kielce, da Polônia, firmam parceira.

A Unicentro deu mais um grande passo em seu processo de internacionalização. Na noite da última terça-feira (25), a universidade assinou um Acordo de Cooperação Científica, Educacional e Tecnológica com a Universidade Tecnológica de Kielce, da Polônia. Além da assinatura do convênio, o evento contou com a apresentação do Grupo de Canto João Paulo II e com o concerto do grupo polonês Rider Wolosatki, composto por doze músicos e que é patrocinado pela Universidade de Kielce.

O diretor do campus Irati, Edelcio Stroparo, destacou que a Unicentro busca parcerias internacionais para a consolidação do processo de amadurecimento acadêmico, principalmente dos cursos de graduação, mestrado e doutorado. No campus Irati, já há dois convênios em andamento. Um com a Universidade de Rottenburg, da Alemanha, que abrange principalmente a área de Engenharia Florestal, e outro com várias universidades da Ucrânia, parceria que possibilita a manutenção de um curso de língua ucraniana a distância, que é ministrado da Ucrânia para vários estudantes aqui no Brasil.

São instituições já bastante consolidadas no ensino superior europeu e que procuram a Unicentro para esses convênios. Para nós isso é muito importante, porque é um sinal de reconhecimento da nossa instituição e traz o amadurecimento acadêmico que se reflete na formação dos nossos alunos e professores. Além de aproximar duas instituições, esse acordo com a Universidade de Kielce também propõe intercâmbio cultural, pois permite resgatar essa ligação que sempre existiu entre o povo brasileiro e o polonês”, afirmou Stroparo.

O reitor da Universidade de Kielce, Stanislaw Adamczack, ressaltou em sua fala que a visita ao Brasil foi inspirada pelo programa do Governo Federal, Ciência Sem Fronteiras. “A Polônia gostou muito deste projeto e por isso hoje estamos assinando nosso primeiro acordo com uma universidade brasileira. Foi algo natural, procurarmos principalmente o Estado do Paraná, que tem muitos descendentes dos poloneses, mas a universidade está aberta para todas as nações”, acrescentou.

Nos últimos anos, a Universidade de Kielce teve um investimento de aproximadamente 80 milhões de euros, sendo mais de 20 milhões para modernizar as estruturas dos laboratórios. Adamczack também falou que já há um fundo destinado para intercâmbio de professores da Polônia para a Unicentro.

A Unicentro é uma universidade com muito poder para crescer, encontra-se num nível muito bom, mas ainda pode desenvolver muito mais e estamos interessados numa colaboração para se ajudar mutuamente. Ainda neste ano, vamos mandar uma comitiva de uma das faculdades que faz parte da nossa universidade para cá para começar a nossa colaboração no nível científico e, também, as pesquisas junto com a universidade”, complementou.

Para a efetivação do convênio, foi necessário o trabalho em conjunto do Escritório de Relações Internacionais (ERI) e do Núcleo de Estudos Eslavos (Nees). Representando o ERI da Unicentro, o professor Ancelmo Schörner lembrou que em fevereiro foi realizada a primeira reunião entre as instituições na qual foram delineados os primeiros traços da parceria. Este acordo prevê a cooperação para o desenvolvimento de pesquisas e outras atividades culturais. Hoje, podemos apresentar os primeiros frutos, que são a vinda de professores poloneses para a Unicentro e a participação da Universidade de Kielce no 4º Congresso de Estudos Eslavos, que deve ocorrer provavelmente em maio de 2016, aqui no campus Irati”, concluiu o professor.