Unicentro sedia Encontro de Arte Folclórica

Nesta semana, até a sexta-feira (28), o campus Santa Cruz recebe ações do 28º Encontro de Arte Folclórica. A programação conta com apresentações artísticas e culturas de estudantes dos colégios municipais de Guarapuava, apresentações de grupos folclóricos, exposição-feira de produtos dos artesãos locais e mostra de trabalhos de entidades estudantis.

O diretor de cultura da Unicentro, Edson Santos Silva, destacou a importância de preservar as manifestações folclóricas e também a relação da universidade com a comunidade. “Até o dia 28, a comunidade pode esperar várias manifestações folclóricas, todas em parceria e sempre com o objetivo de resgatar a nossa cultura e sobretudo a nossa identidade”, declarou. Ainda conforme o diretor, “durante esses dias, o espaço da unicentro será um espaço sobretudo da comunidade. Nós temos muito, nesse momento da semana do folclore, a aprender com a comunidade”, avaliou.

A professora da Escola Municipal Vila Palmeira, Graciele Neves dos Santos, se apresentou com seus alunos, no auditório Francisco Contini, no primeiro dia do festival estudantil. Ela explicou como eventos culturais como este complementam a formação das crianças. “Sempre que tiver projeto de cultura a gente quer estar no meio, porque cultura é tudo. Ainda mais a comunidade da Palmeirinha, lá que quase não tem apresentações, o povo não conhece muito. Então, cada vez que você apresenta uma coisa diferente é um conhecimento a mais. As crianças gostam bastante”, conta.

A aluna Flávia Beatriz Ferreira, tem apenas oito anos e veio participar das apresentações junto com os colegas. Ela falou um pouquinho sobre a apresentação que tinha acabado de fazer. “A nossa professora teve ajuda de um amigo para nós conseguirmos nos apresentar, daí ela só inverteu um pouquinho na música”, explica.

A Neymile Aparecida, de 11 anos, conta que gostou de apresentar a coreografia que ensaiou com os colegas. “A dança é legal. É bom que a gente aprende mais e também pode mostrar teu talento”, disse.

As apresentações de danças estudantis seguem até a quinta feira (27), no período da tarde. As apresentações dos grupos folclóricos podem ser conferidas hoje (26), à noite, no auditório Francisco Contini, da Unicentro. A feira-exposição de artesanatos segue até a sexta feira (28), no hall do auditório. E a exposição de trabalhos de entidades estudantis vai até o dia 28, no centro de exposições da universidade.

Confira no Banco de Imagens da Unicentro as fotos do Encontro (acesse aqui).