Professor da Comunicação integra rede latina sobre pós-graduação

A Unicentro está representada na nova comissão da Rede Zicosur Universitário que discutirá formas inovadoras de mobilidade de alunos de mestrados e doutorados de países do Mercosul. O professor Márcio Fernandes, do Departamento de Comunicação Social da universidade, recebeu convite da presidência da Rede Zicosur para integrar o grupo de cinco investigadores que deverá apresentar um plano de trabalho na próxima plenária de reitores da entidade, em novembro, na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Marcio, docente do curso de Mestrado em Letras da Universidade, é o coordenador no âmbito da Unicentro das ações da Zicosur, entidade que reúne 35 universidades do Brasil, Argentina, Paraguai, Chile e Bolívia.

A Unicentro tem participado ativamente da Zicosur nos últimos seis anos, com diversas ações de mobilidade docente e discente na esfera da graduação, além de fomento a projetos de pesquisa em conjuntos, alguns dos quais com apoio financeiro da Fundação Araucária. Neste período, as ações ocorreram em parcerias com as Universidades Nacionais de Misiones (Unam, Argentina), de Jujuy (Argentina), Pilar (Paraguai) e Canindeyú (Paraguai), dentre outras.

Um dos desafios, diz Márcio, é construir e colocar em prática já em 2016 uma proposta de mobilidade consistente tanto para acadêmicos como para professores dos programas stricto sensu. A Zicosur também almeja implantar mobilidade de agentes universitários, para missões oficiais de curta duração.