Professora de Turismo recebe premiação científica internacional

aveiro

A docente Vanessa de Oliveira recebe o prêmio no ICIEMC 2015.

A professora do Departamento de Turismo do campus Irati da Unicentro, Vanessa de Oliveira Menezes, conquistou o prêmio de “Melhor Tese em Inovação” durante o ICIEMC – 2015 (Congresso Internacional de Inovação, Empreendedorismo, Marketing e Comportamento do Consumidor). O evento foi realizado em Aveiro, Portugal, no início deste mês, e contou com a participação de pesquisadores do mundo todo.

Vanessa explica que o ICIEMC é evento científico organizado pelo Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM), a principal escola de Marketing de Portugal e que tem filiais em Lisboa, Porto e Aveiro. A edição deste ano teve como temas criatividade, motivação e arte. Durante o evento, foram premiados os melhores artigos apresentados, além de dissertações de mestrado e teses de doutorado. As premiações contemplaram as categorias: marketing, inovação, empreendedorismo e turismo.

“Estive em Aveiro, mas só soube da conquista durante a cerimônia de premiação. A organização do evento me entregou um certificado e premiação em dinheiro. O prêmio vem como um reconhecimento ao meu trabalho de pesquisa e uma premiação à dedicação e ao carinho que eu entreguei à minha tese. É uma certificação de que como pesquisadora estou no caminho certo”, destaca a professora.

Segundo Vanessa a tese intitulada “Inovação para a sustentabilidade ambiental e estratégia competitiva em redes hoteleiras globais: elaboração de um modelo conceitual de relação”, faz parte da sua linha de pesquisa que está sendo desenvolvida nos últimos quatro anos.

A pesquisa tem como objetivo analisar o modo pelo qual as inovações para sustentabilidade ambiental desenvolvidas pelas redes hoteleiras globais se relacionam com as estratégias competitivas destas mesmas organizações. Para isso, foi realizado um estudo de caso com três grandes redes: a cingapuriana Shangri-La Hotels & Resorts; e as norte-americanas Fairmont Raffles Hotels International e Marriott Hotels International.

“A partir da pesquisa verifiquei que estas redes desenvolvem um grande número de inovações para a sustentabilidade ambiental em seus empreendimentos, sendo a maior parte delas direcionadas à inovação de produtos e inovações para resolver situações já sinalizadas, conhecidas como end-of-pipe. A partir de todos os dados obtidos foi elaborado um modelo conceitual que destacou as minúcias levantadas, as variáveis inerentes ao processo e que mostrou a complexidade dessa equação dentro do setor de hospedagem.”, conclui Vanessa.