Campus Cedeteg terá novo acesso

O campus Cedeteg da Unicentro terá uma nova rota de acesso. O caminho, que hoje é feito por meio de contornos e entroncamentos pelas ruas do bairro Vila Carli, também passará a acontecer pela rua Saldanha Marinho, uma das principais ruas de Guarapuava.

Essa ideia está em pauta desde a criação do campus Cedeteg e faz parte das propostas de campanha da atual gestão administrativa da universidade. Agora, com o apoio da Prefeitura Municipal de Guarapuava, que assumiu a execução e o financiamento da obra, o projeto se tornou uma possibilidade concreta. De acordo com o diretor do campus Cedeteg, Juliano Tadeu Vilela de Resende, o objetivo dessa mudança é melhorar o acesso ao campus, proporcionando maior comodidade e conforto aos acadêmicos e visitantes. “Outro ponto a se considerar é a questão da maior visibilidade que será dada ao campus Cedeteg”, acrescenta Juliano.

A obra do novo acesso ao campus está sendo executada pela Prefeitura Municipal de Guarapuava depois de uma negociação com a Reitoria e a Direção do Campus Cedeteg. “A universidade está contando com a parceria, colaboração e investimentos do município na construção deste acesso. Sem a parceria, portanto, o acesso não seria realidade”, destaca o reitor da Unicentro Aldo Nelson Bona.

O trabalho de terraplanagem da área já começou e, depois de finalizado, será feita a pavimentação. Serão 300 metros de via dupla, com sete metros de largura. Como o traçado de uma rua passando por este local já constava no plano diretor do município, não foi necessária a desapropriação da área. A estimativa é que sejam investidos de 450 a 500 mil reais na execução da obra. O presidente da Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava (Surg), Fernando Daniani, conta que a obra é bastante complexa devido à necessidade de canalização do arroio existente no local. Mas ele garante que a parte de pavimentação estará finalizada em um prazo de 60 dias. A obra ainda contará com calçada e ciclovia.

Além da rua, o projeto ainda prevê uma guarita e um portal de entrada, que ficará sob a responsabilidade da Diretoria de Engenharia e Arquitetura da Unicentro (Direa). O novo acesso, além de significar mais facilidade para a comunidade universitária do Cedeteg e um trânsito mais fluído para quem passa pela Vila Carli, dará mais visibilidade ao campus. “Será um acesso mais visível, mais bonito e à altura do que o campus Cedeteg merece”, afirma o reitor Aldo Nelson Bona.