Pesquisadores paranaenses e australianos debatem parcerias em áreas estratégicas

Pesquisadores paranaenses e australianos debatem parcerias em áreas estratégicas

banner

O evento foi organizando elencando temas de interesse comuns entre os dois estados.

Pesquisadores, representantes de universidades e autoridades políticas do Paraná e do estado australiano de Victoria se reúnem nesta sexta-feira (24), a partir das 8h30 no Câmpus da Indústria na FIEP, para discutir parcerias nas áreas de Educação Superior, pesquisas em Planejamento Urbano, Água, Ações para o Desenvolvimento Industrial e Educação a Distância. Durante todo o dia, uma comitiva formada por 40 australianos, liderada pelo ministro de Treinamento e Habilidades de Victoria, Steve Herbert, participam do Encontro entre Paraná e Victoria – Educação para a América Latina.

A Austrália possui um dos melhores sistemas de ensino superior e de pesquisa do mundo. As áreas de maior destaque na educação superior são Ciências Naturais e Meio Ambiente, Tecnologia de Informação, Engenharias, Arquitetura, Ciências da Saúde, Administração e Ciências Sociais. O estado de Victoria tem 10 universidades e 18 escolas de TAFE (Ensino de Técnica e Complementar).

Segundo o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, esta é uma grande oportunidade para estreitar relações acadêmicas com as universidades australianas.

“O sistema universitário da Austrália, mais especificamente do estado de Victoria, apresenta universidades de excelência internacional e podem se tornar uma ótima opção para os alunos de graduação e pós-graduação das universidades brasileiras realizarem parte de seus estudos no exterior ”, ressaltou o secretário, enfatizando ainda que o calendário escolar, que é o mesmo para os dois países, facilita a mobilidade para universidades e estudantes.

O evento desta sexta-feira foi organizando elencando temas de interesse comuns entre os dois estados. No período da manhã serão assinados uma carta de intenções e um memorando de entendimento entre Paraná e Victoria. Participam da cerimônia de abertura do evento a vice-governadora Cida Borghetti, secretários de estado e reitores das universidades do Paraná. Ainda pela manhã estarão em pauta na reunião a educação superior, educação profissionalizante e parcerias internacionais.

No período da tarde quatro painéis integram a programação: a partir das 14h, na sala de convenções 1, especialistas da Secretaria Estadual do Planejamento e Coordenação Geral, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), da Federation University Australia, da Universidade RMIT, da Federación Panamericana de Asociaciones de Arquitectos e da PUCPR debatem o tema Planejamento Urbano e Questões Regionais.

Simultaneamente, na sala de convenções 2, painelistas da Secretaria da Educação Profissional do Sesi, do Instituto LH Martin e da Victoria University, discutem o tema Habilidades: Desenvolvimento de Sistemas que Respondem às Necessidades da Indústria.

Na segunda parte dos painéis, a partir das 15h30 na sala de convenções 1, o debate gira em torno do tema Água com especialistas da Melbourne University, Deakin University, Monash University, UFPR e Senai. O gerenciamento da água é uma área de mútuo interesse, tanto no Brasil quanto em outros países na América Latina. Victoria é reconhecida por sua expertise nesse assunto como também pela sua avançada indústria da água e definições de políticas para esse setor.

Na sala de convenções 2, acontece neste horário o painel Língua Inglesa e Educação a Distância com a participação da equipe do Programa Paraná Fala Inglếs da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), e painelistas da Deakin University, Swinburne University, da UFPR e do Chisholm Institute.

Deixe um comentário