Reitor da Unicentro participa de audiência com ministro Aldo Rebelo

Aldo Bona se reúne com ministro Aldo Rebelo, do MCTI.

Representantes da Abruem se reúnem com ministro Aldo Rebelo, do MCTI.

O reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e vice-presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), professor Aldo Nelson Bona, está em Brasília-DF, participando de reuniões visando o fortalecimento e um maior aporte do Governo Federal às universidades estaduais e municipais.

Nesta quarta-feira, 15, Bona, acompanhado por dirigentes de 18 instituições públicas de ensino filiadas à Abruem e pelo deputado federal Sandro Alex (PPS-PR), participou de reunião com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo. Na reunião, o vice-presidente da Abruem apresentou ao ministro a entidade, que possui 45 instituições filiadas em 25 unidades da federação – apenas Acre e Tocantins não integram a lista. “Mostramos a ele a nossa capilaridade e o quanto nossas universidades contribuem no processo de interiorização do ensino superior e da ciência e tecnologia pelo País”, contou Bona. “As estaduais e municipais respondem hoje por aproximadamente 50% das matrículas no ensino superior público brasileiro e por cerca de 40% da produção científica e tecnológica”, destacou, lembrando, em seguida, que a reunião foi articulada pelo deputado Sandro Alex, parceiro da Unicentro em diversos projetos.

Os dirigentes solicitaram a Aldo Rebelo que os editais abertos pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) não façam distinção entre as instituições de ensino superior, possibilitando, dessa forma, que as universidades estaduais e municipais possam participar dos editais ligados ao MCTI. O deputado Sandro Alex defendeu a posição da Abruem, declarando que “essas instituições pleiteiam uma igualdade em relação às federais, até porque isso favoreceria a ciência e tecnologia como um todo e interiorizaria ainda mais os projetos do governo federal”. “Eu tenho certeza que o País vai sair ganhando com essa possível alteração e um contato maior com esses pesquisadores”, afirmou.

Bona lembrou que as fundações estaduais de amparo à pesquisa não excluem instituições federais de suas chamadas públicas. “Há um sentimento de que seria importante a participação de todo mundo. Ninguém está pedindo que um projeto ou outro seja privilegiado. Não é isso. Nós estamos pedindo o direito de concorrer em igualdade de condições, e que a avaliação do mérito prevaleça”, esclareceu.

O ministro questionou se a Abruem já havia feito essa solicitação antes e se haviam obtido retorno. Os dirigentes da Abruem informaram que isso já havia acontecido, porém sem retorno do MCTI. Aldo Rebelo se mostrou favorável à participação e afirmou que irá avaliar com sua equipe quanto às questões técnicas da participação das instituições estaduais e municipais e que dará retorno aos dirigentes.

Por fim, Bona, que está representando a presidente da Abruem, Adélia Maria Pinheiro, reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), de Ilhéus (BA), convidou Aldo Rebelo para fazer a conferência de abertura do 56º Fórum Nacional de Reitores de Universidades Estaduais e Municipais, de 27 a 30 de maio, no Rio de Janeiro. O ministro se colocou à disposição para participar, bastando apenas verificar sua agenda para confirmar a participação.

AGENDA

Além da reunião com o titular da pasta do MCTI, Bona também representará a Abruem no “Relançamento da Frente Parlamentar Mista da Educação”, nesta quinta (16), na Câmara dos Deputados. Depois, ele terá reuniões com deputados, visando investimentos para a Unicentro, e terá audiência no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para tratar de depósitos referentes a convênios da Unicentro.

Com informações do MCTI.