Agrisus Brasil auxilia produtores da região de Gurapuava

Sob o título de Agrisus Brasil, o grupo de pesquisa vinculado ao Departamento de Agronomia da Unicentro vem atuando junto a produtores da região de Guarapuava. O objetivo é produzir informações técnicas sobre várias culturas agrícolas, principalmente feijão, milho, soja e o sistema de produção Integração Lavoura Pecuária (ILP).

Os trabalhos do grupo iniciaram há 10 anos, mas a formalização do nome “Agrisus Brasil” só aconteceu há um ano e meio. Hoje, contando com 18 graduandos, 5 mestrandos e uma doutoranda, a equipe trabalha no sentido de desenvolver experimentos que podem servir aos produtores da região como forma de otimizar a produtividade nas lavouras. “Pensando apenas em pesquisa, nós temos resultados muito importantes, por exemplo, na questão do uso de fungicida na cultura milho. Também temos uma linha de pesquisa voltada ao uso de nitrogênio complementar nas culturas de soja, milho e feijão. Esses dois exemplos foram uma conquista muito importante porque essas pesquisas nasceram aqui no grupo e foram ganhando corpo. Hoje muitos produtores já empregam”, conta Fabiano Pacentchuk, aluno do programa de Mestrado em Agronomia da Unicentro e que integra o grupo desde 2009. Todo o trabalho de pesquisa e prática é desenvolvido nas áreas experimentais do campus Cedeteg e também em propriedades de produtores parceiros.

De acordo com coordenador, Itacir Sandini, a evolução dos trabalhos realizados é crescente e beneficia tantos os produtores quanto os alunos envolvidos no projeto. “Não apenas no ponto de vista de riqueza das informações que estamos produzindo através do grupo para os produtores, mas também percebemos os benefícios para os acadêmicos que, participando desses grupos de pesquisa, passam a apresentar um diferencial para o mercado de trabalho”, destaca.

Se você se interessou em conhecer os trabalhos do grupo Agrisus Brasil, pode entrar em contato pelo telefone (42) 3629-8246 ou acessar o site do grupo.