Unicentro recebe mais de 15 mil inscrições pelo Sisu

A Unicentro aderiu pela primeira vez ao sistema, e faz parte de uma das 128 instituições que ofertam mais de 205 mil vagas.

Nesta sexta-feira (23), o Ministério da Educação divulgou o número de inscritos nas instituições de ensino superior participantes do Sistema Unificado de Seleção (Sisu), a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) obteve 15.288 inscrições. A Unicentro, que aderiu ao sistema a partir desse ano, foi escolhida por 12.960 candidatos, que optaram por um ou mais cursos ofertados pela instituição.

Nesta edição, a Unicentro disponibilizou 50% do total de vagas para o Sisu, ou seja, 1.155 vagas em 38 cursos, sendo 40% das vagas destinadas ao sistema de cotas sociais. As vagas estão divididas entre os campi de Guarapuava (Santa Cruz e Cedeteg) e Irati, além dos campi avançados em Chopinzinho, Laranjeiras do Sul, Pitanga, Prudentópolis e Coronel Vivida.

O vice-reitor da instituição, Osmar Ambrósio de Souza, destacou a grande procura pela instituição. “Por ser o primeiro ano que a Unicentro aderiu ao sistema, não esperávamos um número de inscrições e inscritos tão grande, mas a procura pela nossa universidade superou todas as expectativas. Isso nos deixa muito contentes e com sensação de reconhecimento por parte dos candidatos”, enfatiza.

O curso mais concorrido foi o de Psicologia, ofertado no campus de Irati, com 43,06 candidatos por vaga. Em seguida, estão cursos também com grande procura tradicionalmente, são eles: Medicina Veterinária (37,2), Publicidade e Propaganda (36,2), Fisioterapia (31,5), Nutrição (22,5) e Enfermagem (22,3). Mesmo já sendo estes os cursos mais concorridos nos processos seletivos realizados pela instituição, nota-se uma grande elevação na relação cadidato/vaga. Destaque também para o curso de Jornalismo que registrou concorrência de 11,25 no Vestibular de Verão e, nesta etapa do Sisu, registrou a marca de 21,9 candidatos por vaga.

Na próxima segunda-feira (26), o Ministério da Educação vai divulgar o resultado dos selecionados aos cursos. Quem não for aprovado no curso em que se inscreveu pode demonstrar interesse na lista de espera do dia 26 ao dia 6 de fevereiro. Esses candidatos aguardam possíveis vagas remanescentes após o período de matrícula. A partir do dia 11 de fevereiro, as instituições de ensino superior começam a convocar candidatos da lista de espera.

Confira a relação de candidatos por vaga.