Unicentro mantém desempenho acima da média no Enade

Nesta quinta-feira (18), o Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), realizado em 2013. O exame avalia o desempenho dos cursos de graduação de universidades, faculdades e centros universitários, atribuindo-lhes notas de 1 a 5. Entre os cursos avaliados pelo MEC, a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) oferta nove, distribuídos nos campi universitários em Guarapuava e Irati.

Destaque para os cursos de Farmácia e Enfermagem, que alcançaram o conceito 5, nota máxima. A maioria dos cursos avaliados obtiveram notas 3 e 4, consideradas acima da média para prestação de serviços de educação, com exceção do curso de Nutrição, que foi avaliado com conceito 2.

Nesta edição, o curso de Fisioterapia, ofertado no campus Cedeteg, recebeu classificação “sem conceito” (SC), isso ocorre quando não há estudante (ingressante ou concluinte) selecionado na amostra que participou efetivamente do Enade.

Confira abaixo o resultado dos cursos da Unicentro que foram avaliados em 2013:

Conceito 5: Farmácia e Enfermagem

Conceito 4: Medicina Veterinária, Agronomia, Serviço Social.

Conceito 3: Educação Física (bacharelado) e Fonoaudiologia

Conceito 2: Nutrição

Desempenho da universidade

As instituições também são avaliadas por meio do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), que é um indicador de qualidade das instituições de educação superior. Em relação ao ano passado, o IGC da universidade cresceu de 3,32 para 3,46. Desde 2007, primeira nota disponível no site do Inep, a nota da Unicentro cresceu 20%.

Como o IGC considera o Conceito Preliminar de Curso (CPC) dos cursos avaliados no ano do cálculo e nos dois anos anteriores, sua divulgação refere-se sempre a um triênio, compreendendo assim todas as áreas avaliadas, ou ainda, todo o ciclo avaliativo.

O conceito de ciclo avaliativo compreende a realização periódica de avaliação de instituições e cursos superiores, com referência nas avaliações trienais de desempenho de estudantes, as quais subsidiam, respectivamente, os atos de recredenciamento e de renovação de reconhecimento.

Enade 2014

O Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, ou seja, é indispensável a participação de todos os estudantes em fase de conclusão do curso. A situação de regularidade em relação à presença na prova será inscrita no histórico escolar do estudante, em conformidade com o estabelecido em lei.

Neste ano, as provas foram aplicadas no dia 23 de novembro e serão avaliados os cursos que conferem o diploma de bacharel em Arquitetura e Urbanismo; Sistema de Informação; Engenharia Civil; Engenharia Elétrica; Engenharia de Computação; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Produção; Engenharia Ambiental; Engenharia Florestal; e Engenharia.

O exame também avaliará os cursos de bacharel ou licenciatura em Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Filosofia; Física; Geografia; História; Letras-Português; Matemática; e Química. Além de cursos de licenciatura em Artes Visuais; Educação Física; Letras – Português e Espanhol; Letras – Português e Inglês; Música; e Pedagogia. E por fim, cursos de tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Automação Industrial; Gestão da Produção Industrial; e Redes de Computadores.