Unicentro realiza Vestibular dos Povos Indígenas

Nos dias 18 e 19 de dezembro, a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) realiza o 14º Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná 2015. São esperados 505 candidatos para a aplicação das provas, no período das 8h às 12h e das 14h às 18h, no campus Cedeteg, em Guarapuava. Os candidatos, que devem ser integrantes das Sociedades Indígenas no Brasil, concorrem à 42 vagas nas universidades estaduais do Paraná e 10 vagas para a UFPR.

Dos 41 cursos oferecidos, o que teve maior número de interessados foi o de Pedagogia (109), em segundo lugar o de Educação Física (62) e Medicina (34) em terceiro. São candidatos de 24 terras indígenas localizadas em cidades paranaenses, além de interessados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Pernambuco.

As provas serão dividas em duas etapas, uma oral e outra objetiva. No primeiro dia, a prova oral avaliará a capacidade do aluno de dialogar sobre determinados temas. Os principais critérios dessa avaliação serão a capacidade que o candidato tem de comentar os temas propostos no texto da prova de maneira coerente e a capacidade argumentativa e opinativa em relação ao texto lido. No segundo dia, os candidatos serão avaliados em uma prova objetiva composta por 40 questões, envolvendo as disciplinas: Língua Portuguesa (Interpretação de textos), Língua Estrangeira Moderna ou Língua Indígena, Biologia, Física, Geografia, História, Matemática e Química, além de uma redação.

A cada ano o concurso é realizado por uma das oito universidades públicas do Paraná e, neste ano, o vestibular é organizado pela Unicentro, que também foi a instituição com o maior número de inscritos, com 115 inscritos. A Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste) teve 79, seguida da Universidade Estadual de Maringá (UEM) com 76, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) teve 64, a Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) registrou 62 inscrições, a Universidade Estadual de Londrina (UEL) teve 59, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) com 41 e 7 inscritos na Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Além dos 52 candidatos de outros estados.

A Comissão Universidade para Índios (Cuia), que é formada por um representante de cada universidade envolvida nesse processo, é a responsável pela organização do vestibular. Segundo a coordenadora da Cuia na Unicentro, Déa Maria Ferreira, muitos avanços já ocorreram nas aldeias desde o primeiro vestibular realizado em Guarapuava em 2002, que teve 54 inscritos. “A autoestima deles melhorou muito, eles estão mais entusiasmados. No começo nossos alunos indígenas me perguntavam se voltariam para as aldeias depois de formados e eu respondia que só o tempo diria. Hoje é uma realidade, a grande maioria vai trabalhar na terra indígena o que contribui muito com o progresso das aldeias. A raiz na terra indígena é muito forte”, destacou.