Aluna da Unicentro recebe prêmio nacional da indústria de tintas

foto

Mariane Dalpasquale em entrega simbólica do troféu ao reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona.

A Unicentro, mais uma vez, obteve reconhecimento no âmbito da pesquisa. No início deste mês, o trabalho “Aluminatos coloridos atóxicos baseados em polissacarídeos” desenvolvido pela aluna Mariane Dalpasquale, sob a orientação do professor Fauze Jacó Anaissi, no programa de Pós-graduação em Química da universidade, se destacou no cenário nacional das indústrias de tintas. A cerimônia de entrega do prêmio foi realizada no dia 10 de dezembro, em São Paulo.

Na última quarta-feira (17), Mariane compartilhou com a Unicentro a conquista da taça recebida no prêmio Prêmio ABRAFATI de Ciência em Tintas 2014. Em entrega simbólica, o reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, representando a universidade, recebeu o troféu das mãos de Mariane.

O trabalho, desenvolvido desde 2012, conquistou o primeiro lugar no Prêmio ABRAFATI de Ciência em Tintas 2014. O projeto premiado consiste na produção de aluminatos coloridos atóxicos, que são materiais de grande importância na área de pigmentos e, por isso, muito utilizados principalmente nas indústrias de tintas. Além disso, o diferencial do trabalho é a utilização de material orgânico na preparação dos pigmentos, provenientes de rejeitos da indústria de alimentos.

O professor Fauze destaca que o prêmio foi uma oportunidade para mostrar o que o grupo de pesquisa está desenvolvendo em termos de materiais aplicados. No total, são cinco pessoas envolvidas no projeto, entre alunos e orientadores. Mariane ressalta que a conquista do prêmio é o resultado de muitos anos de dedicação e também um bom incentivo para continuar expandindo as pesquisas. “É o reconhecimento de todo um trabalho de mestrado, mas também da graduação, enfim, de uma vida acadêmica. Esse reconhecimento por profissionais capacitados da área de tintas nos abre muitas portas e o que nós queremos agora é fazer parcerias e ampliar o nosso projeto”, destaca.

Sobre o Prêmio

O Prêmio ABRAFATI de Ciência em Tintas, promovido pela Associação Brasileira de Fabricantes de Tintas, está em sua 16ª edição e é a mais tradicional e respeitada premiação destinada a estimular a pesquisa científica relacionada às tintas.

A cada ano, dá a acadêmicos e pesquisadores uma oportunidade de inscreverem trabalhos de pesquisa ligados a diversos temas e que sempre levam em conta a sustentabilidade. A iniciativa estimula a pesquisa aplicada e ainda promove a integração entre a universidade e as indústrias.