Professores de Comunicação participam de Diretoria de entidade reconhecida internacionalmente

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) começa a dar passos novos em Brasília e no Cone Sul, com a nova Diretoria Executiva da entidade buscando articulações junto a diversos organismos na Capital Federal e a países latinos. Dois professores do Departamento de Comunicação Social (Decs) da Unicentro estão envolvidos nestas articulações, depois de tomarem posse recentemente em cargos na Intercom. Ariane Carla Pereira assumiu como diretora científica adjunta e Marcio Fernandes como diretor regional Sul e para o Cone Sul.

Fundada em 1977, a Intercom é uma das maiores sociedades científicas do mundo em Ciências da Comunicação, com quase 2 mil sócios no Brasil e projetos desenvolvidos em conjunto com pesquisadores e entidades de países como França, Moçambique, Espanha, Portugal, Alemanha, Argentina, Estados Unidos e Canadá. A atual presidente, Marialva Carlos Barbosa, é professora titular na Escola de Comunicação (Eco) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Na semana passada, Marialva e Marcio apresentaram formalmente a Intercom à Abruem, a Associação dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais, que reúne quase 50 afiliadas e cerca de 800 mil alunos, espalhados por praticamente todos os estados do País. O reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, é o atual vice-presidente da Abruem.

A Intercom fez três propostas iniciais de trabalho conjunto com a Abruem: a) produção de um diagnóstico sobre as estruturas de Comunicação das universidades à Abruem, mapeando detalhadamente os cursos ofertados (graduação e stricto sensu), as assessorias de Imprensa e os veículos universitários de Comunicação; b) programa Intercom/Abruem de bolsas de stricto para estudantes latinos; c) abertura de espaços nos congressos da Intercom para ações de divulgação científica das IES da Abruem a partir das assessorias de Imprensa das Universidades. “A intenção é construir um caminho duradouro de parceira pelo desenvolvimento científico em nosso País”, pondera a presidente da Intercom. Até o final deste mês, deve ficar pronta uma agenda detalhada de trabalho entre as duas entidades para 2015, que incluirá a participação da Intercom no próximo congresso da Abruem, em maio, no Rio de Janeiro.

Em paralelo, Ariane está à frente, ao lado da professora Iluska Coutinho (Universidade Federal de Juiz de Fora/Minas Gerais), de um amplo processo de atualização da sistemática de atuação dos grupos de trabalho (GTs) da Intercom, cujos seis congressos anuais costumam ter a apresentação de mais de 4 mil artigos científicos.

Ariane e Marcio também estão envolvidos em articulações com a Federación Argentina de Carreras de Comunicación (Fadeccos), organismo que reúne 25 cursos da área no país vizinho, além de um no Uruguai. Em março próximo, um encontro em Puerto Iguazu (Estado de Misiones, na fronteira com Foz do Iguaçu) deve selar a parceria entre Intercom e Fadeccos, com o estabelecimento de uma agenda de trabalho conjunto pelos próximos três anos. Entidades com atuação no Paraguai e na Bolívia também devem se integrar a estes esforços em favor das Ciências da Comunicação.