Estão abertos os questionários de avaliação interna da Unicentro

A Unicentro, procurando fazer sempre melhor, realiza avaliações institucionais periodicamente. Essa política de busca constante por aprimoramento teve início há seis anos. Desde então, cada curso é avaliado a cada três anos, de acordo com o ciclo do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enad). Esse ano, serão avaliados pelo Enad e institucionalmente os cursos de Filosofia, Letras, História e Pedagogia, o setor de Exatas e Tecnologias, Geografia e Biologia e, em Irati, os cursos de História, Letras e Educação Física, além de Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal, Geografia e Matemática.

No exame interno, as provas acontecem em duas etapas. Primeiro, os departamentos se autoavaliam e criam as perguntas que serão repassadas aos alunos e aos professores. Em seguida, esse estudo é encaminhado para a Diretoria de Avaliação Institucional (Dirai), que dá continuidade ao processo, em parceria com a Procuradoria Jurídica e com a Coordenadoria de Tecnologia da Informação. Mediada pela internet, na sequência, tem início a segunda fase, que é a que ocorre agora, onde os professores e alunos respondem os questionários, como explica o diretor do Dirai, Carlos Eduardo Stange. “Em termos gerais a avaliação da Unicentro acontece desta forma. Ela vem se mantendo como resultado final em uma escala de 1 a 5, sendo 1 o menor conceito, pior, precário ou muito precário, e 5 o excelente, ela vem se mantendo entre 4 e 5. O que corresponde a avaliação externa o índice geral de cursos, onde a instituição já atinge esse patamar de conceitos”, afirmou.

O resultado da avaliação interna, além de permitir a realização de um planejamento para os departamentos envolvidos, também encerra a etapa de avaliação da renovação de reconhecimento de curso, que é feita também pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), a cada três anos. Se o curso não tiver essa avaliação de reconhecimento interna, ele não consegue o reconhecimento estadual. “O que essa diretoria faz é estruturar todo esse caminho para que os departamentos tenham também esse tipo de resposta que a lei determina e, além dessa resposta, possa utilizá-la para o próprio planejamento”, relatou Stange.

Para o ano de 2014 houve uma mudança na plataforma do questionário, nos anos anteriores era possível apenas a visualização de uma disciplina por página, com a alteração aparecem os questionários e mais quatro disciplinas. O professor Stange, afirmou que com essa mudança é possível fazer um comparativo e ter uma melhor visão para balisar a avaliação.

Em relação às perguntas, Stange explica que cada departamento constrói o seu questionário, a única exigência da diretoria é que elas sejam estruturadas em: uma categoria, um critério e, então, uma pergunta. Para cada pergunta devem haver 5 respostas, mais o ‘não’. “Elas não remetem ao conteúdo e sim a infraestrutura, a organização didática pedagógica e a docência. Elas remetem a condição de currículo”, concluiu.

O prazo para responder os questionários, disponíveis no site do Sistema de Gestão Universitária, é até o dia 24 de novembro. Na tela inicial, professores devem acessar como “Lyceum Docente” e alunos acessar via “Lyceum Discente”.