Campus Cedeteg realiza atividades na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Agência de Inovação Tecnológica da Unicentro, a Novatec, realizou o primeiro dia de atividades em alusão à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2014. As ações iniciaram nesta segunda-feira (20) e seguem até a próxima quinta-feira.

Neste ano, o evento tem como tema “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”. As discussões sobre a temática são uma oportunidade para vincular a produção científica aos desafios enfrentados pela sociedade. Por isso, de acordo com o diretor da Novatec, Paulo Rogério Pinto, o principal objetivo da semana é divulgar a ciência e mostrar como ela pode ser aplicada socialmente e ao ensino.

Até quarta-feira, são esperados aproximadamente 600 alunos. Durante a visita, eles podem conferir oficinas sobre automóveis, estudos da física, visitar os laboratórios, além da visita ao museu de biologia. Na quinta-feira, a Unicentro leva algumas das atividades até o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, onde são esperados mais de mil visitantes.

Para os alunos que já vieram conferir as atividades, a experiência foi positiva. Aline Silva, por exemplo, destaca que aprender longe da sala de aula é mais divertido. “Na sala de aula é mais teórico, tem mais coisas escritas e isso cansa um pouco. Aqui pude aprender mais, tirar minhas dúvidas e ver como tudo acontece na prática”, ressaltou.

Além dos alunos, os professores que acompanharam a visita também ressaltam a importância do contato entre a universidade e as escolas, no sentido de incentivar os alunos a, mais tarde, cursar uma graduação. “Nossos alunos têm sede de conhecimento e nosso papel de professor é mostrar a eles que é possível chegar mais longe. O aluno do ensino fundamental que está aqui hoje pode ser um futuro acadêmico. É importante que eles vejam que a universidade esta abrindo esse espaço”, destaca Débora, professora do Colégio Estadual Alba Keinert.