Campis da Unicentro recebem mais de 3 mil candidatos para o PAC

Nesse domingo (19), a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) aplicou as provas do Programa de Avaliação Continuada (PAC), processo seletivo seriado para estudantes da primeira, segunda e terceira séries do ensino médio. As provas foram aplicadas em sete cidades: Guarapuava, Irati, Chopinzinho, Laranjeiras do Sul, Pitanga, Prudentópolis e Coronel Vivida.

Os portões dos locais de prova foram fechados às 14h, para em seguida dar início à aplicação das provas, que tiveram duração máxima de 4 horas. Dos 3631 inscritos para as provas, 287 não compareceram, totalizando 7,9% do total, segundo dados divulgados pela Coordenadoria Central de Processos Seletivos (Coorps). O PAC I teve 136 ausentes (6,54%) de 2.079 inscritos. No PAC II, dos 1.047 inscritos, 64 faltaram (6,11%). O maior número de ausentes em termos percentuais foi no PAC III, que contabilizou 87 (17,26%), de um total de 504 estudantes esperados.

As provas do PAC são constituídas por uma redação e questões de múltipla escolha, abrangendo as seguintes disciplinas do ensino médio: Arte, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol), Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais e Estaduais para o ensino médio. Os conteúdos das disciplinas de Arte, Filosofia e Sociologia são avaliados somente no PAC III.

Com a escolha dos cursos pelos alunos que prestam o PAC III, foi possível obter a relação candidato-vaga de todos os cursos, que está disponível no site do PAC.

PAC

O Programa de Avaliação Continuada foi implantado pela Unicentro, em 2009, com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino e ampliar a oferta de vagas dos cursos de graduação aos alunos da região. O sistema é um método de seleção que difere do vestibular tradicional, principalmente por ser realizado enquanto o estudante está cursando o ensino médio.

O programa possibilita que os candidatos realizem as provas anualmente, de acordo com os conteúdos de cada uma das séries do ensino médio, com objetivo de selecionar e classificar candidatos oriundos das escolas participantes do PAC, por meio dos desempenhos obtidos nas provas realizadas durante as três séries do ensino médio. O número de vagas ofertadas pelo PAC é de 10 % do total das vagas anuais de cada curso, turno e local de oferta pela Unicentro. A pontuação final do candidato é a média obtida pela soma das notas de cada uma das três etapas do programa.