Unicentro recebe moção de aplausos pela implantação do curso de residência médica

O vice-reitor da Unicentro, Osmar Ambrósio de Souza, recebe a moção das mãos do vereador Rodrigo Crema.

Na última segunda-feira (18), a Universidade Estadual do Centro-Oeste recebeu uma moção de aplausos e congratulações da Câmara Municipal de Guarapuava pela conquista do curso de Residência Médica na área de Medicina de Família e Comunidade. Essa especialidade tem o objetivo de cuidar da saúde de uma pessoa considerando seu contexto familiar e comunitário.

O autor da monção, vereador Rodrigo Crema, acredita que esse curso de Residência Médica é um ganho para a comunidade. “Nós vamos além de capacitar os nossos médicos pra atender melhor a nossa população, também atrair outros médicos de outras regiões”, completa.

Segundo o pró-reitor de planejamento da universidade, Silvano Simões Rocha, a estrutura das graduações já existentes na instituição possibilitam a instalação de novos cursos, como o da área médica. “Nós criamos os cursos da área de saúde e fomos criando também estrutura com os laboratórios e com o corpo docente. Hoje temos mais de 100 professores da área médica e de saúde”, relata.

O curso abrirá duas vagas já para o ano que vem e mais duas para o próximo. Os profissionais selecionados também trabalharão nos postos de atendimento da nossa cidade por oito horas diárias como uma das etapas do curso.

Esse ano a Unicentro estará submetendo mais dois projetos desse caráter: um de Residência Clinica Médica e outro em Residência Multidisciplinar, que envolve além da própria Medicina, áreas como Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Serviço Social, Farmácia e Educação Física. “O curso de Residência significa um passo importante para a implantação do curso de Medicina propriamente dito na universidade, um projeto que já está aprovado no âmbito institucional e agora está tramitando no governo do estado e nos conselhos Nacional e Regional de Medicina”, conta o vice-reitor da instituição, Osmar Ambrósio de Souza.