Fundação Araucária oferece 2700 bolsas para iniciação científica

Com o objetivo de incentivar a participação de alunos de graduação e ensino médio no desenvolvimento de atividades de pesquisa científica e tecnológica, a Fundação Araucária passou a lançar chamadas públicas em 2004, referentes aos Programas de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), e nesse ano, relacionada à Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibit).

Na última semana, foi publicada mais uma chamada relacionada a esses projetos, onde serão destinados mais de R$ 8 milhões. Serão financiadas 1700 bolsas de estudo, com duração de até 12 meses cada, no valor mensal de R$ 400,00. A submissão eletrônica das propostas pode ser feita até o dia 30 de julho e a divulgação do resultado está prevista para 15 de agosto.

“Esses programas auxiliam na aproximação dos alunos de graduação dos pesquisadores das universidades. Trabalho há oito anos com essa atividade e tenho me surpreendido positivamente cada vez mais com os resultados que obtivemos. Os alunos tornam-se críticos e aptos para argumentação nas mais variadas áreas, descobrindo o porquê de serem estudados certos aspectos e ajudando também no desempenho acadêmico. É uma troca de aprendizado, do pesquisador para o aluno e do aluno para o pesquisador”, ressalta o professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Carlos Nozawa.

Outra iniciativa que tem como um de seus objetivos facilitar o acesso e a integração dos estudantes do ensino superior por meio do sistema de cotas sociais à cultura acadêmica, é o Programa de Inclusão Social – Pesquisa e Extensão Universitária. A Fundação Araucária passou a lançar chamadas públicas referentes a esse Programa em 2007. Para o edital de 2014, as propostas já podem ser submetidas eletronicamente, tendo como prazo final o dia 30 de julho. A previsão para divulgação do resultado é 15 de agosto. Serão financiadas mil bolsas de inclusão social, com duração de até 12 meses cada, no valor mensal de R$ 400, totalizando um recurso de mais de quatro milhões de reais.

A Unicentro é uma das universidades que já trabalha com essa atividade há quatro anos e destaca a importância que possui no meio acadêmico e social. “Essa chamada promove a democratização do ensino, facilitando a permanência do aluno na universidade. Possui dois papéis extremamente importantes, o da diminuição da evasão dos alunos nas instituições e a disponibilidade de uma permanência qualitativa. As áreas de pesquisa e extensão são desenvolvidas a partir da produção de novos conhecimentos e os bolsistas acabam tornando-se referência para o curso e seus colegas”, afirma a pró-reitora de Extensão e Cultura da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), Marquiana Vilas Boas Gomes.

Além desses projetos, a Fundação Araucária também possui outra chamada que trabalha com objetivos similares ao dos editais citados anteriormente, é a relacionada ao Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária (Pibex), lançada nos últimos dias. Os editais estão no site da instituição www.fappr.pr.gov.br.

Com informações da assessoria de imprensa da Seti.