Reitor da Unicentro participa do lançamento da Rede de Saúde Mental do Paraná

Inauguração da Serviço Integrado de Saúde Mental do Paraná.

Na manhã da última terça-feira (15), o governador Beto Richa esteve em Guarapuava para o lançamento da Rede de Saúde Mental do Paraná e para inauguração da primeira unidade do primeiro Serviço Integrado de Saúde Mental do Paraná (SIMPR). O objetivo é promover o cuidado integral às pessoas com sofrimentos, transtornos mentais e necessidades decorrentes do uso de drogas. Esse será o primeiro centro do gênero a atender em âmbito regional, abrangendo os 20 municípios que integram a 5ª Regional de Saúde do Paraná.

A proposta da rede de saúde é articular diversos pontos de atenção, como unidades de saúde, serviços ambulatoriais e hospitais, para oferecer tratamento especializado aos pacientes. A rede pretende implantar um modelo inédito com a criação do SIMPR, aliando o tratamento ambulatorial e o tratamento assistido 24 horas.

Ocupando o espaço do antigo Hospital Estrela de Belém, o SIMPR contará com uma equipe de 78 profissionais entre médicos, psicólogos e assistentes sociais. O serviço integrado reúne o Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas (Caps AD) e a Unidade de Acolhimento, ambos para o atendimento adulto e infanto-juvenil, além de acolher o Centro Mãe Paranaense.

O governador Beto Richa destacou as ações na área da saúde e a importância da criação do serviço para o auxílio integrado aos dependentes químicos. “Estamos reabrindo esse hospital e garantindo o tratamento de pessoas com transtornos mentais, decorrentes do uso de drogas. Pessoas que têm na sua família ou no seu circulo de amigos, pessoas com dependência de drogas, sabem da grande dificuldade que é recuperar uma pessoa que está no submundo das drogas. Agora, aqui há um atendimento integrado para recuperação e tratamento desses dependentes químicos, uma grande conquista para Guarapuava e toda essa região”, disse.

Além do governador, o evento contou com a presença do prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho; do reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Aldo Nelson Bona, e de autoridades estaduais dos municípios que serão atendidos pelo SIMPR. Na ocasião, também compareceram profissionais e gestores de saúde do Paraná que, no período da tarde, participaram de oficinas sobre: atendimento em Caps; urgência e emergência em saúde mental e gestão da rede.

O reitor da Unicentro destacou a relevância da atenção prestada à saúde mental no âmbito da saúde pública e que o SIMPR pode ser um futuro espaço de aprendizagem e estágios para estudantes dos cursos da área de Saúde da Unicentro. “É também mais um espaço em que a universidade pode atuar, com os professores e os seus estudantes, nos campos de estágio. Não só dos cursos da área da Saúde de Guarapuava, mas também do campus de Irati, particularmente do curso de Psicologia. Essa ideia de um atendimento integrado pode facilitar uma atuação ampla da Unicentro, é mais um campo que se abre para a Universidade, também é mais um campo para a prestação de serviços institucionais”, afirmou Aldo.

A partir de 22 de abril, o complexo também passará a abrigar a sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro-Oeste, grupo formado por 13 municípios da região.

DSC_2749 DSC_2714 DSC_2597