Coordenadora do Pibid discute práticas do programa no NRE de Guarapuava

Chefe do NRE, Valdir Kukelcik, e a coordenador do Pibid/Unicentro, Karina Beckmann.

Na manhã desta sexta-feira, 11, a coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Karina Beckmann, se reuniu com o chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Guarapuava, Valdir Kukelcik, para tratar sobre as atividades do Pibid nas escolas.
O programa é integrado pela Unicentro desde 2010 e envolve todos os cursos de licenciaturas da Universidade, tanto dos campi de Guarapuava quanto de Irati. Por meio do Pibid, os acadêmicos participantes recebem uma bolsa de remuneração pelas atividades prestadas, referentes à carga horária de 8h semanais, cumpridas tanto nas escolas quanto na própria instituição.
“O objetivo do programa é inserir os nossos acadêmicos, dos cursos de licenciaturas, nas escolas, tanto da rede municipal quanto da rede estadual de ensino. Esses alunos são inseridos nas escolas para que eles convivam com o cotidiano escolar e que com isso saiam melhor preparados da sua graduação”, explicou a professora Karina.
Buscando abranger um campo de ação maior e evoluir nos resultados das atividades, constantemente, coordenadores do programa se reúnem com representantes de setores ligados a educação para discutir as práticas do Pibid, como foi o encontro de sexta-feira.

Representantes da Unicentro também se reuniram com a equipe pedagógica do Núcleo.

Para Karina, a reunião serve para firmar e incrementar as relações entre as instituições. “Como nossas atividades são desenvolvidas nas escolas, tanto estaduais quanto municipais, nós temos buscado estreitar essas parcerias tanto com a Secretaria Municipal de Educação quanto com o Núcleo Regional de Educação de Guarapuava. Então, nessa visita que fizemos ao Núcleo, nós conversamos com o professor Valdir sobre as questões relacionadas ao Pibid e ao desenvolvimento dessas atividades nas escolas estaduais. Num segundo momento nós conversamos também com a equipe pedagógica do Núcleo, das diferentes áreas de ensino, repassando a eles como é o funcionamento do programa, em que escolas esse programa está sendo desenvolvido e, além disso, buscando um apoio e uma parceria maior entre a Universidade e o Núcleo, para que esse programa alcance o êxito esperado”, finalizou.