Apiesp e AUPP assinam acordo de cooperação técnico-científica durante Plenária de reitores da Zicosur

A pauta da reunião dos reitores de 31 universidades de cinco países sulamericanos (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile e Paraguai) pertencentes ao Zicosur Universitário contemplou assuntos políticos e, sobretudo, de interesse comum das universidades para a promoção do ensino superior e do desenvolvimento da região de abrangência das instituições – a zona de integração do centro-oeste sulamericano. A Plenária dessa sexta-feira (11) também foi útil no sentido de privilegiar o estabelecimento de parcerias. Uma delas foi firmada pela Apiesp – a Associação Paranaense de Instituições de Ensino Superior Públicas – e pela AUPP – a Associação de Universidades Públicas do Paraguai.
O acordo de cooperação técnico-científica tem como objetivos potencializar a educação superior universitária e promover o desenvolvimento das duas regiões. Para isso, as instituições de ensino superior associadas às duas instituições se comprometeram a realizar cursos de capacitação, conferências e seminários planejados e coordenados conjuntamente; desenvolver projetos de pesquisa conjuntos; prestar assessoramento recíproco; e oferecer aos docentes, dicentes e técnicos oportunidades de intercâmbio.
Pela Apiesp são beneficiadas pelo acordo de cooperação as universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), do Oeste  (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro), de Ponta Grosa (UEPG), do Norte do Paraná (UENP) e do Paraná (Unespar). Já pela AUPP participam as universidades nacionais de Concepcion, de Pilar, Del Est, De Assuncion e de Itapua.