Docente da Unicentro vence Prêmio Santander 2013

A cerimônia premiou as instituições com atuações de destaque em ciência e inovação e empreendedorismo.

Após ser finalista no Prêmio Santander Universidades 2013, o projeto “Cultivo de cogumelos comestíveis e medicinais como diversificação da geração de renda de agricultores familiares da cooperativa de produtos agroecológicos, florestais e artesanais de turvo – coopaflora”, de Herta Stutz Dalla Santa, professora do Departamento de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro),foi premiado na categoria Universidade Solidária.

Uma evolução de um projeto que vinha sendo realizado em Guarapuava e em Turvo, o programa agora visa, além da transferência de tecnologias de cultivo de cogumelo, o desenvolvimento de formas de prolongar a vida do fungo prateleira e de desenvolver novos alimentos à partir dos fungos.

Além do prêmio de 100 mil reais que serão investidos no projeto, devendo fornecer cursos de gestão,  informática e tecnologia para os produtores da região de Turvo, Herta recebeu dois troféus, um para si e outro para a Unicentro.

Segundo a professora, o prêmio é importante porque é a oportunidade de “alavancar uma comunidade de produtores rurais, com tecnologias, inclusão e preparo”. É um momento crucial, também, por possibilitar o envolvimento de vários alunos. O prêmio para os ganhadores pode financiar uma estufa e material para a realização dos cursos, além de bolsas para estagiários promoverem-nos.