História da Unicentro é apresentada em exposição

052013_exposicao cedocO Centro de Exposições da Unicentro, localizado no Campus Santa Cruz (Guarapuava), abriu espaço para a  trajetória da universidade. Intitulada “História do Cotidiano da Unicentro Através de Imagens”, a mostra é organizada pelo Centro de Documentação e Memória de Guarapuava e Região (Cedoc) e retrata, por meio de banners e mosaicos, importantes períodos históricos da instituição.

Explorando o acervo de fotografias da universidade, 15 mosaicos colorem o ambiente com imagens de funcionários, estudantes e comunidade, em momentos marcantes da instituição, como o reconhecimento da Unicentro enquanto universidade, formaturas, festivais, vestibulares e projetos culturais.

Preenchendo o salão da mostra, banners apresentam a evolução física institucional, abordando desde a origem, com a construção do prédio do Educandário para Meninos, em 1964, passando pela Fafig (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarapuava), em 1970, e chegando há momentos contemporâneos da universidade.

Para Terezinha Saldanha, diretora do Cedoc e organizadora do evento, o principal objetivo da exposição é apresentar a universidade e sua história à comunidade guarapuavana. “Nosso objetivo é mostrar o que nós fomos. Temos, aqui no centro, imagens de profissionais e comunidade lutando pelo reconhecimento da Unicentro, pela ampliação da universidade, pela abertura de novos cursos. Os nossos alunos de hoje precisam conhecer a história da instituição e o que ela passou pra chegar até o que a Unicentro é hoje”, destacou.

A exposição segue no Campus Santa Cruz, até o dia 24 de maio, e pelo grande interesse apresentado pela comunidade acadêmica, segundo a organizadora, a mostra deve estender-se aos campi Cedeteg (também em Guarapuava) e de Irati. Além disso, a mostra faz parte da programação dos 23 anos da Unicentro, que será apresentada ainda este mês.