Prêmio Luiz Beltrão será lançado no final de março

A edição 2014 do Prêmio Luiz Beltrão de Ciências de Comunicação será lançada no próximo dia 27 de março (quinta-feira), às 19h30, em cerimônia no Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, na usina de Itaipu Binacional, Foz do Iguaçu (PR). Trata-se de uma das principais honrarias acadêmicas da América Latina e que é concedida, anualmente, pela Intercom, a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação, entidade que promoverá congresso homônimo em Foz do Iguaçu (PR) de 2 a 5 de setembro próximo, com 4,5 mil participantes esperados.
O Prêmio Luiz Beltrão foi criado como forma de reconhecimento para pesquisadores e grupos de pesquisa que estejam se destacando no meio acadêmico. A premiação está dividida em dois grupos, sendo que, para cada um deles, são oferecidos duas honrarias. O primeiro grupo é formado por personalidades e possui duas categorias: Liderança Emergente e Maturidade Acadêmica. A primeira delas é destinada a um jovem doutor que esteja adquirindo projeção local ou regional pela seriedade do seu trabalho, pela capacidade de liderar projetos e pela busca por parcerias. Já o certificado de Maturidade Acadêmica é dirigido ao conjunto da obra de um pesquisador-sênior que tenha obtido reconhecimento nacional e/ou internacional.

O segundo grupo do Prêmio Luiz Beltrão é formado por instituições, divididas em Grupo Inovador e Instituição Pragmática. A primeira categoria abriga núcleos de pesquisa que se destaquem pela capacidade de inovar nos planos teóricos, metodológicos, tecnológicos ou pragmáticos durante pesquisas. O troféu de Instituição Pragmática é destinado a cursos, departamentos, escolas, institutos, empresas, sindicatos, associações, ONGs ou órgãos públicos que tenham se notabilizado na área de pesquisa dos fenômenos comunicacionais.

Patrono

Luiz Beltrão foi pioneiro da pesquisa científica sobre fenômenos comunicacionais e fundador do Instituto de Ciências da Informação. A entidade se configurou como o primeiro espaço acadêmico nacional de estudos midiáticos. O pesquisador também criou a revista Comunicações e Problemas, a primeira focada em Ciências da Comunicação. Tornou-se o primeiro doutor brasileiro em Comunicação, pela Universidade de Brasília, em 1967. Suas obras nos campos do Jornalismo e da Comunicação de Massa foram reconhecidas no Brasil e no exterior. O educador formou uma geração de professores universitários e converteu seus trabalhos em material didático. Nascido em Olinda, Pernambuco, Luiz Beltrão faleceu em Brasília, no ano de 1986.