Alguns bens/equipamentos do meu setor estão sem placa de tombamento como devo proceder?

Entre em contato com a Dirpat para que possamos realizar o tombamento.Converse com os funcionários de seu setor e procure saber como esses bens entraram na Universidade.

 

O setor próximo ao meu precisa de um bem/equipamento que o meu setor possui e não utiliza. Posso transferir esse equipamento para lá?

Sim, mas não basta que o equipamento seja transferido fisicamente para outro setor, ele também precisa ser atualizado no nosso cadastro. Para isso, solicite autorização para realizar a movimentação à Dirpat através do preenchimento e envio do Formulário de Transferência de bens patrimoniais.

 

Posso emprestar ou retirar da Universidade um bem/equipamento para outro setor/local por tempo determinado?

 Sim, se houver um acordo de empréstimo entre os dois setores, basta que ambos preencham a Formulário de Transferência de bens patrimoniais e cumpram o tempo determinado para a devolução do bem. Esse procedimento pecisa ser comunicado à Dirpat.

 

Encontrei uma plaqueta com número de tombamento. O que faço com ela? Posso jogar fora?

Não, nunca jogue fora as placas de tombamento que você encontrar, pois certamente caíram de algum equipamento. Ligue para a Dirpat, informe o número de tombamento para que possamos identificar a qual bem pertence e afixar a plaqueta novamente.

Qual é a diferença entre materiais de consumo e materiais permanentes?

Materiais de consumo são bens de curta duração, como caneta, papel, grampos etc. Os bens de duração superior a dois anos são considerados materiais permanentes e deverão ser tombados para controle individualizado e fins de inventário. Itens de reposição, como peças de automóveis e acessórios de computador, são considerados materiais de consumo.

 

Existem bens/equipamentos em perfeito estado mas sem uso no meu setor. O que faço com eles?

Nunca deixe equipamentos sem uso guardados, pois o tempo e a ociosidade acabarão por danificá-los. O ideal é que você entre em contato com a Dirpat e disponibilize os mesmos para que possamos oferecê-los a outros setores.

 

Comprei um bem/equipamento, com verba própria, para uso pessoal dentro das dependências da Unicentro, mas não gostaria de doá-lo à Universidade. Como devo proceder?

Não é permitida a saída de bens de dentro da Universidade sem autorização. Em casos como esses, tenha sempre com você a Nota Fiscal de compra do bem em seu nome, pois essa é a única forma de provar que o equipamento é seu e não da Unicentro. Lembre-se que a Unicentro não se responsabiliza pela manutenção ou guarda de bens permanentes que não estejam registrados no acervo da Universidade.

 

O que acontece quando um bem/equipamento desaparece ou é danificado?

Caracterizada a existência de responsável sobre a avaria ou desaparecimento do material, ficará esse responsável sujeito à pena de substituição, reparação ou indenização, conforme o caso. O detentor da carga patrimonial e a Diretoria de Patrimônio devem ser informados imediatamente através de processo formal.