Administração

O profissional de Administração controla o funcionamento e a gerência de uma instituição, que pode ser pública ou privada. Determina métodos gerais de organização, planeja recursos humanos e materiais, orienta e controla as atividades conforme planejamento empresarial, visando, mais do que a sobrevivência, o crescimento da instituição sob seu comando.

Administradores atuam em bancos, empresas agrícolas, de comunicação e transporte, exploração natural, seguros e serviços em geral, além de escolas, universidades, institutos, hospitais, entre outras.

Administração Pública

A concepção do curso de Bacharelado em Administração Pública está voltada para a formação de egressos capazes de atuarem de forma eficiente e eficaz no contexto da gestão pública, à luz da ética, buscando contribuir para o alcance dos objetivos e desenvolvimento das organizações governamentais e não governamentais, de forma a possibilitá-las atender às necessidades e ao desenvolvimento da sociedade.

Agronomia

O profissional agrônomo organiza serviços especializados em adubação, plantio, combate às pragas, colheita e beneficiamento de vegetais, reflorestamento, criação de rebanhos, mecanização agrícola e industrialização de produtos. Também estudam, pesquisam e aperfeiçoam a evolução genética das espécies de vegetais, suas enfermidades e as plantas em geral. Na Unicentro, os estudantes de Agronomia também desenvolvem projetos de Tecnologia Aeroagrícola.
O profissional de Agronomia atua em propriedades agrícolas, laboratórios e institutos de experimentação,  universidades, escolas agrícolas e indústrias de fertilizantes. O agrônomo também trabalha com produção e financiamento e fiscalização de crédito agrícola.

Arte-Educação

Este é um curso de Licenciatura em Artes, onde o acadêmico entra em contato com a produção e a reflexão da música, dança, teatro e artes visuais e demais atividades de natureza artístico-culturais.

O profissional formado em Arte-Educação, além de ser qualificado para o ensino, também pode atuar em galerias, centros culturais, consultorias e assessorias de assuntos culturais, dentre outros segmentos.

Ciência da Computação

O curso de Bacharelado em Ciência da Computação propicia conhecimento de aspectos teóricos e práticos para o desenvolvimento e aplicação de tecnologias em todas as suas etapas (análise, projeto, desenvolvimento, avaliação e implantação de sistemas computacionais) em diferentes contextos (empresarial, de pesquisa, educacional e outros).

O egresso poderá atuar em empresas de desenvolvimento de sistemas computacionais e em departamentos de informática de empresas de diversos setores. Poderá ainda alavancar o próprio negócio.

Clique aqui e acesse o site de Ciência da Computação – Campus Cedeteg

Ciências Biológicas

Biologia é a ciência que estuda os seres vivos e abrange um espectro amplo de áreas acadêmicas que estudam a vida nas mais variadas escalas. O profissional de Ciências biológicas implanta modelos de desenvolvimento que conciliam a prosperidade material com a melhoria da qualidade de vida. Realiza pesquisa básica aplicada, planejamentos, análises, experimentações, avaliações, produção, multiplicação, padronização, conservação, guarda e catalogação de acervos biológicos. Os biólogos trabalham com o ensino de Ciências e Biologia, e ainda, com consultoria e assessoramento para empresas, fundações, sociedades e associações de classe, entidades autárquicas, privadas ou públicas. Estações experimentais, laboratórios de análises clínicas, indústrias e institutos biológicos, bioquímicos e de educação ambiental.

Ciências Contábeis

Contabilidade é a ciência que tem como objeto de estudo o registro de eventos econômicos e emissão de relatórios com informações econômico-financeiras, destinadas à gestão das organizações públicas e privadas e para a prestação de contas à sociedade em geral.

Os profissionais de Ciências Contábeis, chamados contabilistas, buscam o aprimoramento empresarial através de sua constante organização interna. Por isso, o contador deve ter competência para ordenamento, escrituração, auditagem, consultoria, planejamento tributário, levantamento de custos e formação de preços.

Qualifica-se ainda para o uso de sistemas, auditoria, assessoria e consultoria, planejamento tributário, gestão de custos e formação de preços.

Ciências Econômicas

O profissional de Ciências Econômicas orienta programas relativos às atividades econômicas e financeiras, em empreendimentos públicos, privados ou mistos para maximizar os recursos.

Os economistas desenvolvem estudos, pesquisas, análises, perícias, arbitragens, laudos, esquemas e certificações sobre assuntos compreendidos no seu campo profissional. Também solucionam problemas financeiros e administrativos por meio de estudos relacionados com a produção, trabalho e consumo.

Os economistas atuam em instituições financeiras, bancos, companhias de seguro, corretagem, empresas de consultoria e projetos, escolas, universidades, institutos, fundações e cooperativas, dentre outras possibilidades.

Comunicação Social – Publicidade e Propaganda

A Publicidade engloba várias áreas do conhecimento e meios de comunicação que envolvam a difusão de ideias, que podem ser relacionadas a um produto, empresa ou serviço.

O curso de Publicidade e Propaganda forma profissionais que desenvolvem e aplicam técnicas de pesquisa, planejamento e criação de campanhas voltadas aos meios de comunicação para formar opinião sobre um determinado produto, serviço, instituição ou ideia.

O mercado de trabalho para publicitários é bem amplo: agências de publicidade, assessorias, instituições de pesquisa, fundações, associações, sindicatos, escolas e universidades são alguns exemplos.

Comunicação Social – Jornalismo

Jornalismo é a atividade profissional que consiste em lidar com notícias, fatos e informações e, mais que isso, comunicá-los. Coletar, redigir, editar e publicar informações sobre eventos atuais estão entre as principais atividades de um jornalista.

No curso de Jornalismo, além de estudar a teoria e história da Comunicação, o aspirante a jornalista aprende na prática os ofícios da profissão para se preparar para o mercado de trabalho e vivenciar a rotina das redações com aulas de Telejornalismo, Radiojornalismo e Jornal Impresso, por exemplo.

Jornalistas trabalham em veículos de Comunicação como rádio, jornal, televisão, revista, cinema, além de assessorias de imprensa e magistério superior. Também podem ser empreendedores, com seu próprio negócio.

Educação no Campo

Em breve.

Educação Física

A Educação Física está ligada ao estudo de atividades físicas, não-competitivas ou de alto rendimento – e tem por finalidade o aperfeiçoamento, manutenção ou reabilitação da saúde do corpo do ser humano.
O profissional de Educação Física promove a saúde e a capacidade física das pessoas por meio de atividades corporais e exercícios físicos. A função primordial do curso é formar professores de Educação Física capazes de atuar no ambiente escolar e junto à sociedade, com capacidade crítica e analítica na leitura da realidade para melhor identificação das necessidades sócio-culturais. Os profissionais de Educação Física trabalham em escolas, universidades, academias, hospitais, clubes, centrais de lazer, centros de recuperação e clínicas de estética.

Clique aqui e acesse o site do Departamento de Educação Física – Campus Cedeteg

Enfermagem

O profissional de Enfermagem assiste o paciente em suas necessidades básicas, promovendo, mantendo e recuperando a saúde. O enfermeiro cuida, observa e acompanha a evolução do estado geral do paciente. Tem compromisso com a qualidade de vida da população através da prevenção de doenças e acidentes, e ainda, da organização e gerenciamento de unidades de atendimento e de sistemas de Saúde. Os profissionais de Enfermagem trabalham em hospitais, centros de
saúde, clínicas, centros de recuperação, creches, farmácias, pronto-socorros, escolas, institutos e universidades.

Engenharia Ambiental

Um dos ramos da Engenharia Civil, a Engenharia Ambiental estuda os problemas relacionados ao Meio Ambiente de forma integrada nas suas dimensões ecológica, social, econômica e tecnológica, sempre mirando o desenvolvimento sustentável. Os engenheiros ambientais coordenam trabalhos multidisciplinares, organizam programas de recuperação e preservação ambiental, de gerenciamento de resíduos, de avaliação de impactos ambientais e educação ambiental, além de monitorar atividades de controle de poluição atmosférica, hídrica e do solo. Profissionais da área podem atuar em empresas de saneamento, órgãos públicos de controle ambiental, indústrias, serviços públicos, empresas de projetos, obras e consultoria, agências de regulação de serviços públicos e institutos de pesquisa e desenvolvimento
ambiental.

Engenharia de Alimentos

O engenheiro de Alimentos desenvolve novos produtos, elabora fórmulas, decide formas de transporte, embalagem e conservação de gêneros alimentícios. Acompanha desde a produção até o marketing do produto. Aplica técnicas modernas ao processamento dos alimentos de origem vegetal ou animal. Toda a comida industrializada passa pelas mãos dos profissionais de Engenharia de Alimentos que em seus laboratórios testam receitas, avaliam o valor nutricional, a consistência e a aparência, bem como embalagens que garantam a conservação dos produtos. Os engenheiros de Alimentos trabalham em indústrias de alimentos, cooperativas, fábricas, empresas de controle de qualidade e
integridade da produção e em associações e fundações de fomento e desenvolvimento de pesquisa.

Engenharia Florestal

A Engenharia Florestal tem papel fundamental na sociedade atual, pois desenvolve atividades voltadas para o estudo e para o uso sustentável de recursos florestais, sem comprometer o ambiente. O engenheiro atua no uso de recursos naturais (como reflorestamento, produção de madeira serrada, fabricação de celulose e papel) e na tecnologia dos produtos florestais (como resíduos florestais, papel e chapas de fibras), além de trabalhar com a conservação, que estuda a dinâmica dos ecossistemas florestais, e as relações com a sociedade, vinculada às políticas ambientais.
Engenheiros florestais atuam em órgãos públicos, ONGs, institutos de pesquisa, parques nacionais, consultorias e empresas que necessitam de apoio e estudos sobre reflorestamento.

Farmácia

O profissional farmacêutico colabora, juntamente com os demais elementos da equipe de saúde, na resolução dos problemas hospitalares e sanitários. É responsável pelo controle dos produtos vendidos em farmácias e, mais do que isso, pela formulação e controle na fabricação de medicamentos. O profissional de Farmácia determina a composição química e as propriedades físicas de cada produto. Os farmacêuticos atuam em indústrias de remédios, de alimentos, de
cosméticos e de perfumaria; em laboratórios de análise, em institutos médico-legais, em farmácias hospitalares e em instituições de pesquisa e divulgação científica.

Filosofia

A Filosofia se caracteriza pela reflexão crítica com vistas a compreender os fundamentos da realidade e das questões relacionadas à existência, à verdade, aos valores morais e estéticos, ao conhecimento, à mente e à linguagem. Faz parte da formação a experiência investigativa, a pesquisa, a análise, a discussão e a construção de um pensamento autônomo.

Entre seus métodos, estão a argumentação lógica, a análise conceptual, as experiências de pensamento, entre outros.

A Licenciatura em Filosofia possibilita a atuação em atividades de magistério em escolas de Ensino Fundamental e Médio, universidades e outras instituições que se voltam para a educação. Além disso, há outras áreas nas quais o(a) Licenciado(a) em filosofia pode atuar como: Redações de Jornais, Editoras, Comitês de Éticas, Recursos Humanos, Assessoria político-partidária, entre outras.

A Licenciatura em Filosofia da UNICENTRO possui nota 4 na avaliação de cursos superiores do Brasil e preza por uma formação estritamente acadêmica, voltada a formação de professores para a educação básica e pesquisadores que tem por objetivo ingressar em cursos de Mestrado. Além das disciplinas da grade curricular, o curso oferece formação extracurricular através de oficinas, minicursos, palestras e grupos de estudos que se realizam periodicamente. Ressalta-se ainda, que é oferecido aos alunos um grande número de bolsas de estudos, para auxiliá-los em sua formação.

Clique aqui e acesse o site do Departamento de Filosofia

Física

A Física é a ciência que estuda o Universo e procura explicação para os seus segredos, bem como as interações entre a energia e a matéria. Profissionais de Física se preocupam com a estrutura da matéria e o seu movimento, até os níveis atômico e a molecular. Seus estudos resultam frequentemente no desenvolvimento de tecnologias para o benefício humano, como o domínio da energia elétrica, radiações eletromagnéticas e da termodinâmica, que levaram a evolução nos meios de comunicação, transporte e fabricação de aparelhos eletrônicos. Os físicos podem ministrar aulas de Física e de Matemática, e ainda, trabalhar em áreas ligadas à Medicina, à Biologia, à indústria eletrônica e ao mercado financeiro. Isso tudo além de atuarem em associações e fundações de fomento e desenvolvimento de pesquisa, inclusive da área ambiental.

Clique aqui e acesse o site de Física – Campus Cedeteg

Fisioterapia

A Fisioterapia estuda o movimento físico do ser humano em todas as suas formas, objetivando manter, desenvolver e restaurar a integridade de funções, sistemas e órgãos do corpo humano. O profissional de Fisioterapia, chamado fisioterapeuta, atua em diversas áreas com procedimentos, técnicas, metodologias e abordagens específicas que têm o objetivo de avaliar, tratar, minimizar problemas, prevenir e curar as mais variadas disfunções. Os fisioterapeutas trabalham em hospitais, clínicas, academias, clubes, centros de recuperação, consultórios particulares, instituições recreativas, desportivas, de pesquisa e também no magistério.

Fonoaudiologia

O curso de Fonoaudiologia oferece formação na atividade clínica no que se refere à avaliação e terapia dos distúrbios da comunicação, avaliação audiológica e prevenção de problemas escolares. Os profissionais de Fonoaudiologia atuam na prevenção, aprimoramento, diagnóstico e terapia relacionados à linguagem oral e escrita, à audição e aos sistemas suplementares de comunicação. Fonoaudiólogos trabalham em escolas, institutos, universidades, associações, hospitais, clínicas, centros de saúde, consultórios, escolas de educação especial, empresas de comunicação, cinematográficas e de teatro.

Geografia

A Geografia aborda o planejamento, a organização do espaço e a gestão do território, nas suas vertentes ambientais e sociais. O curso tem duas modalidades, Licenciatura e Bacharelado. O licenciado em Geografia atua no ensino básico, bem como em universidades. O bacharel geógrafo trabalha com análise e planejamento do território nos setores privado e estatal. Atualmente, a Geografia tem como foco a organização da sociedade e os diversos aspectos da natureza, em sua inter-relação. Para tanto, no âmbito da Geografia são desenvolvidas atividades que consideram o aspecto espacial dos processos sócio-econômicos, políticos, culturais, ambientais, utilizando-se da pesquisa, ensino e extensão. Os geógrafos trabalham com pesquisa e o ensino nos diversos níveis, além de atuarem em empresas, elaborando e executando projetos de planejamento nos espaços urbanos e rurais, podendo abranger as escalas municipais, regionais e nacionais, além dos reflexos das relações globais no contexto local, tanto em termos de aspectos humanos como das questões ambientais.

História

Ciência que estuda a ação dos homens no tempo e espaço, através de pesquisas e interpretações dos fatos de acordo com suas causas, significados e consequências, avaliando acontecimentos passados e presentes, assim como as condições econômicas, culturais e sociais que os originaram. Pela crítica e interpretação dos acontecimentos, amplia a compreensão sobre o desenvolvimento da Humanidade.

O mercado de trabalho para historiadores compreende escolas, faculdades, universidades, institutos, fundações, museus, arquivos históricos, bancos de dados, editoras e assessorias de pesquisa, dentre outras potencialidades.

Clique aqui e acesse o site do Departamento de História – Campus Santa Cruz

Letras

O profissional de Letras estuda a história, o desenvolvimento, as técnicas e a literatura de um idioma. Trabalha com pesquisa de línguas antigas e modernas, incluindo sua gramática e literatura. Desenvolve a capacidade de análise, comunicação e expressão. Desenvolve leitura crítica de diferentes tipos de texto, em particular o literário, o científico e o midiático. Dialoga com as diferentes teorias sobre língua e literatura, suas principais divisões e sua história. A reflexão teoricamente fundamentada se voltará particularmente para o ensino de língua, contemplando a relação língua-linguagem.
O aluno de Letras deve ainda desenvolver algumas habilidades específicas, de acordo com a língua que escolhe: leitura, escrita, compreensão linguística e expressão oral. A Unicentro oferta habilitações em Inglês, Português e Espanhol e respectivas literaturas.

Matemática

A Matemática é a ciência que trata de números, fórmulas, estruturas de pensamento e raciocínio, aplicando modelos para medir índices diversos. O matemático faz planejamentos financeiros e dados estatísticos, além de estudar quantidades, medidas, espaços, estruturas e variações. Sem a Matemática é impossível promover o desenvolvimento da Física, da Química, das Engenharias, da Informática, entre outras ciências exatas. Os matemáticos atuam em escolas do Ensino Fundamental e Médio, em faculdades, universidades, institutos, empresas de consultoria, estatística e planejamento, em empresas de engenharia, pesquisa operacional, informática e processamento de dados, dentre outras
possibilidades.

Clique aqui e acesse o site do Departamento de Matemática

Matemática Aplicada e Computacional

Foco do curso: formação de profissionais capacitados para ingresso em programas de mestrado e doutorado, visando atuação no ensino superior; possibilidade de trabalho em empresas, indústrias, mercado financeiro e instituições de pesquisa.

Clique aqui para acessar mais informações sobre o curso

Medicina Veterinária

A Medicina Veterinária é a ciência médica que se dedica à prevenção, controle e tratamentos à saúde dos animais, além do controle da sanidade dos produtos e subprodutos de origem animal para o consumo humano.
Os veterinários prestam atendimento clínico e cirúrgico aos animais e estudam medidas preventivas e de saúde para evitar doenças de animais que sejam transmissíveis ao Homem. Além disso, são responsáveis pela direção sanitária e fiscalização de estabelecimentos, matadouros, fábricas de laticínios e de conservas de carnes e de pescado. Os veterinários trabalham em fazendas, granjas, matadouros, cooperativas e associações de criadores, parques e reservas
florestais, sociedades hípicas e clubes, hospitais e clínicas veterinárias, em instituições de Pesquisa e de Ensino.

Nutrição

O nutricionista investiga a relação entre as pessoas e os alimentos mediada por situações historicamente determinadas, que envolvem aspectos biológicos, sociais e econômicos.
A Nutrição estuda os processos decorrentes da ingestão de alimentos, da bio-disponibilidade de nutrientes, bem como da produção, distribuição e consumo dos alimentos, além de realizar experiências com novos alimentos prestando informações sobre os produtos e sobre hábitos alimentares corretos e saudáveis. Estão aptos para atuar em cozinhas industriais, indústrias alimentícias, hospitais, creches, escolas, academias, clínicas, centros de recuperação, emagrecimento e estética, na pesquisa, no marketing nutricional e consultoria técnica.

Pedagogia

A palavra Pedagogia tem origem na Grécia antiga – paidós (criança) e agogé (condução). O pedagogo é o profissional que reflete criticamente sobre o fenômeno da formação humana em seus aspectos científicos, filosóficos, políticos e técnicos.
Os pedagogos administram, gerenciam e orientam a aplicação de métodos com maior eficácia no ensino-aprendizagem. O curso está voltado para a formação de educadores com a finalidade de atuação em escolas de Educação Infantil, Educação Básica, Educação Superior, gestão escolar, orientação pedagógica, pedagogia social e supervisão educacional.
Além das escolas, os pedagogos também são requisitados em empresas públicas e privadas, clínicas psicopedagógicas, pesquisa educacional, escritórios de assessoria pedagógica e educacional, na indústria de artefatos e brinquedos educativos e em programas de rádio e televisão educativos.

Psicologia

A Psicologia é responsável por diagnosticar, prevenir e tratar doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade. O profissional de Psicologia elabora diagnóstico psicológico, promove orientação, faz seleção profissional, presta orientação psicológica e encaminha soluções para problemas de ajustamento. Além disso, o psicólogo também elabora estratégias para modificação de comportamentos e estuda os princípios que regem o comportamento humano e animal dentro do campo da Psicologia Experimental. Psicólogos são requisitados em consultórios, clínicas, escolas, agências de propaganda, instituições médico-legistas, penitenciárias, fóruns, indústrias, serviço público e instituições de Ensino e Pesquisa.

Química

A Química é a ciência que investiga a matéria, sua composição, propriedades e transformações. Os químicos estudam as reações de variadas substâncias expostas às variações de temperatura, pressão, luz e outros fatores e criam, aprimoram e controlam a qualidade dos processos de transformação química de diferentes materiais. Os químicos atuam em indústrias diversas, como as de cosméticos, perfumaria e petroquímica; também trabalham em escolas, faculdades,
universidades, institutos, organizações não governamentais, órgãos públicos e privados – e fundações e associações de fomento e desenvolvimento de pesquisa inclusive na área ambiental.

Secretariado Executivo

O profissional de Secretariado Executivo trabalha diretamente com o executivo da empresa a quem assessora, facilitando a ação administrativa. Os secretários executivos são responsáveis pelas atividades diretas de apoio à estrutura das instituições que representam. Coordenar a redação de cartas e documentos, levantar de informações, montar bancos de dados e organizar agendas e acompanhar reuniões são algumas de suas funções. E ainda participam de reuniões propondo soluções com grande visão de gerenciamento. Os secretários executivos atuam em instituições públicas e privadas, indústrias, fábricas, empresas diversas, bancos e consultorias.

Serviço Social

Os profissionais de Serviço Social organizam projetos e programas que concretizam as políticas sociais, desenvolvem atividades de promoção e integração dos indivíduos à sociedade. Os assistentes sociais devem transformar sua ação profissional em práticas sociais alternativas compatíveis com as necessidades e com os interesses da sociedade.
Assistentes sociais atuam em escolas, institutos, associações, universidades, empresas, fundações, creches e centros de recuperação, junto a públicos variados como crianças, idosos, portadores de deficiências e outros. Também trabalham em organizações não-governamentais, assessorias e consultorias para grupos e movimentos sociais.

Turismo

O profissional de Turismo planeja atividades turísticas, reunindo informações sobre características, recursos e atrativos de determinada localidade. É responsável pela promoção de eventos culturais, científicos e artísticos, elaborando programações de eventos e organizando viagens. Também recepciona turistas e realiza pesquisa de campo sobre
flutuações do mercado e períodos de permanência de turistas. Em órgãos públicos, coordena a exploração turística de uma região, promovendo e divulgando as atrações locais. Os profissionais de Turismo atuam em agências de viagem e de turismo, empresas de promoção, museus, hotéis, órgãos governamentais e instituições de Pesquisa e de Ensino.