AVISO: Informamos que a data de funcionamento do CEUA tem prazo final até o dia 23 de Dezembro de 2016 (sexta-feira)

Comissão de Ética no Uso de Animais

Esta Comissão iniciou suas atividades em 2010, e constitui-se de 11 membros representantes dos Centros de Ensino e Pesquisa da UNICENTRO que utilizam animais, de um médico veterinário e do diretor do Biotério Central, além de representantes da Sociedade de Proteção aos Animais de Guarapuava e representante discente.

A CEUA tem por finalidade cumprir e fazer cumprir, no âmbito da UNICENTRO e nos limites de suas atribuições, o disposto na legislação aplicável à criação e/ou utilização de animais para o ensino e a pesquisa, caracterizando-se a sua atuação como educativa, consultiva, de assessoria e fiscalização nas questões relativas a esse tema.

A CEUA não tem por princípio a inibição do uso de animais, mas promover o uso racional deste recurso, buscando sempre o refinamento de técnicas e a substituição de modelos, que permitam a redução no uso de animais. A finalidade desta conduta é promover a constante melhora na eficiência do uso de animais seja na pesquisa como no ensino.

Atenção: As reuniões do CEUA se realizarão mensalmente, sempre na primeira sexta-feira do mês. O projeto recebido na secretaria até 15 dias antes da data da reunião será apreciado na subsequente.

AVISO AOS PESQUISADORES:

Informamos que a partir do dia 02 de setembro de 2016, todos os projetos submetidos a esta Comissão deverão ser protocolados com antecedência mínima de noventa (90) dias em relação ao período de início do período de execução.  No ato da submissão os projetos doravante SOMENTE SERÃO DISTRIBUÍDOS AOS RELATORES E AVALIADOS MEDIANTE a  presença da “FOLHA DE ROSTO PARA PROTOCOLO DE USO DE ANIMAIS”  na qual o PESQUISADOR RESPONSÁVEL será DOCENTE VINCULADO À UNICENTRO, o “FORMULÁRIO PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS” (formulário unificado) e apenas UMA cópia física do projeto, entregues pessoalmente no CEUA no ato do protocolo.