Inicia-se na década de 70, em Guarapuava, a preocupação com a preservação de documentos de valor histórico em arquivos.
Na UNICENTRO esta preocupação deu-se com a participação dos professores do Departamento de História, bem como na Prefeitura Municipal de Guarapuava. A partir dessas preocupações, dá-se na UNICENTRO a institucionalização do Arquivo Histórico e na Prefeitura Municipal é em maio de 1989 que o então Exmo. Sr. Fernando Ribas Carli sanciona a Lei 67/89 de 1989, que cria o Arquivo Histórico Municipal. A UNICENTRO passa então a ser tutora dos documentos pertencentes ao Arquivo Histórico Municipal, consolidando-se assim os movimentos para a preservação de acervos relativos a documentos históricos.
O Arquivo Histórico de Guarapuava está localizado na UNICENTRO e é um órgão aberto a toda a comunidade que tem por finalidade garantir a eficácia dos procedimentos de produção, manutenção e disponibilização desses documentos arquivísticos, pois estes fornecem as evidências de ações, contribuindo para a ampliação da memória registrada de uma comunidade ou sociedade, ao manterem informações culturais, históricas, científicas, técnicas, econômicas e administrativas.
Por essas atividades e pela qualidade do seu acervo, é que o Arquivo Histórico de Guarapuava já é reconhecido nacionalmente e tem cada vez mais recebido a atenção de pessoas das mais diferentes regiões do país na busca de sua documentação.

ACERVO

O seu acervo é formado por documentação produzida nos séculos XIX e XX, tanto na região de Guarapuava, como também por instituições nacionais. Podem ser destacados no acervo os seguintes documentos arquivísticos: correspondências do poder judiciário, documentos contábeis, documentos eleitorais, plantas arquitetônicas, coleção de leis do império, correspondência da prefeitura municipal, fundos individuais, fotografias, jornais, revistas, processos da 1ª e 2ª Vara Cível e da 2ª Vara Criminal, documentação diversa doada pela comunidade.

INSTALAÇÕES

Arquivo dispõe de instalações que respeitam os critérios internacionais de Arquivologia, possibilitando a correta conservação e disponibilização para a comunidade do seu acervo.

DIVISÃO DE GUARDA E PRESERVAÇÃO

Equipe especializada na conservação da documentação, atuando nas áreas de limpeza, indexação, adequação e conservação do acervo.

CLIENTELA

O Arquivo também é parte essencial no processo de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pela UNICENTRO em prol de sua região. Através dele é possível o acesso ao material necessário para instrumentalizar a prática docente, ou para que os acadêmicos e pesquisadores em geral desenvolvam suas pesquisas e, principalmente, para que a própria comunidade encontre os subsídios para a construção da sua memória.

ATENDIMENTO

segunda a sexta, pela manhã das 8h às 11h30, à tarde das 13h às 17h e no período da noite das 19h às 21h30.

LOCALIZAÇÃO

Rua Presidente zacarias, 875 Cx. Postal 3010
CEP 85.015-430
Guarapuava/PR

CONTATOS: Fone: (42) 3621.1320